Alguns alimentos podem causar menstruação precoce, diz estudo

Normalmente, o primeiro sangramento ocorre entre os 11 e 14 anos, mas os casos de menstruação precoce têm aumentado em todo o mundo
Alessandro Di Lorenzo05/06/2025 05h40
menstruao-1-1920x901
Imagem: Jo Panuwat D/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A primeira menstruação, também conhecida como menarca, é o resultado da maturação do sistema reprodutivo feminino, sendo um marco biológico importante no crescimento das mulheres. Mas, em alguns casos, isso pode acontecer antes do previsto.

Normalmente, o primeiro sangramento ocorre entre as idades de 11 e 14 anos. No entanto, é possível que ocorra a menstruação precoce, que acontece antes dos 11 anos, o que pode gerar vários riscos à saúde na vida adulta.

menstruação absorventes
Normalmente, o primeiro sangramento ocorre entre as idades de 11 e 14 anos (Imagem: Alina Kruk/Shutterstock)

Países têm registrado aumento nos casos de menstruação precoce

  • Em artigo publicado no The Conversation, a professora Rosa María Ortega Anta, da Universidade Complutense de Madrid, explica que estes casos têm se tornado cada vez mais comuns.
  • O início precoce da menstruação aumenta o risco a longo prazo de doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, câncer endometrial, diabetes mellitus tipo 2, baixa tolerância à glicose, câncer de mama, morte prematura, obesidade, diabetes gestacional, aborto espontâneo, hipertensão, endometriose, câncer de ovário e asma.
  • Por isso, é importante entender o que tem motivado esta antecipação do fluxo menstrual.
  • Uma das hipóteses é que isso tenha relação com o avanço da obesidade infantil.
  • Em outras palavras, o que comemos pode impactar o nosso sistema reprodutivo.

Leia mais

Peças de carne crua
Consumo exagerado de proteínas animais pode antecipar primeira menstruação (Imagem: Whitestorm/iStock)

Dieta pode impactar data do primeiro sangramento

Um novo estudo apontou que a maior ingestão de proteína está associada ao risco de menarca precoce. Para cada 1 grama adicional de proteína animal ingerido por dia na infância, a idade da primeira menstruação é antecipada em aproximadamente dois meses.

Por outro lado, a menarca ocorreu mais tarde nas meninas com alto consumo de fibras e ácidos graxos monoinsaturados. Também há indícios de que a alta ingestão de iogurte, a maior duração do aleitamento materno e a insegurança alimentar diminuem a probabilidade da menstruação precoce.

Leite materno
Leite materno também impacta na data da primeira menstruação (Imagem: RaspberryStudio/Shutterstock)

É interessante notar que o consumo de carne processada, carne vermelha, vísceras, grãos refinados e bebidas com alto teor calórico (por exemplo, refrigerantes e sucos de frutas) aumenta a presença de marcadores de inflamação (proteína C reativa, IL-6 e receptor alfa do fator de necrose tumoral) no plasma sanguíneo. Isso contrasta com o consumo de vegetais e frutas, que também reduz a precocidade do início da primeira menstruação.

Artigo publicado no The Conversation

Além disso, o aleitamento materno parece desempenhar um papel fundamental no início da puberdade, principalmente devido à sua relação com a formação da microbiota intestinal nos primeiros anos de vida. Estas descobertas podem ajudar na adoção de medidas para prevenir a puberdade precoce feminina.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.