(Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock)
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, está no modo Nick Fury. Ele quer recrutar os melhores dos melhores para montar um grupo “superinteligente”, revelou a Bloomberg. A missão? Melhorar a inteligência artificial (IA) da big tech dele. Salvar o mundo fica para Fury e seus Vingadores mesmo.
Pesquisadores e engenheiros de IA têm tido reuniões com Zuckerberg nas últimas semanas em suas casas no Lago Tahoe e em Palo Alto, nos EUA, para conversar sobre o tal “grupo de superinteligência”.
Quando você pensa em usar IA generativa, qual nome te vem à cabeça? Quando você usa, de fato, IA generativa, qual plataforma acessa? Dificilmente as respostas para essas duas perguntas envolvem “Meta AI”. A missão passada ao grupo “superinteligente” por Zuckerberg é mudar isso.
Na visão do CEO, a Meta pode e deve superar outras empresas de tecnologia – OpenAI e Google, principalmente – na corrida para desenvolver a inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês).
Feito isso, o próximo passo seria colocar essa tecnologia em seus produtos – o que iria além de criar um botão no Facebook, Instagram, WhatsApp para usá-la. Significaria incorporar a AGI num “ChatGPT da Meta” e nos seus óculos inteligentes, desenvolvidos em parceria com a Ray-Ban, por exemplo.
Zuckerberg quer recrutar 50 pessoas – escolhidas a dedo por ele – para esse grupo “superinteligente”. Para você ter ideia do grau de envolvimento dele no projeto, o CEO reorganizou as mesas na sede da empresa, em Menlo Park, para a nova equipe sentar perto dele.
Zuckerberg está montando essa equipe em conjunto a planos de um investimento bilionário na Scale AI, que oferece serviços de dados para ajudar empresas a treinar seus modelos de IA. Inclusive, o fundador da Scale AI, Alexandr Wang, deve se juntar ao tal grupo após o fechamento do acordo.
Leia mais:
O pitch do CEO para pesquisadores, engenheiros e empreendedores cortejados é o seguinte, segundo pessoas familiarizadas com a proposta:
No entanto, ainda não está claro como esse novo grupo vai trabalhar junto às equipes de IA já montadas na Meta. Alguns funcionários devem ser transferidos, disseram pessoas familiarizadas com os planos. A ver.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de junho de 2025 09:24