Imagem: LightField Studios/Shutterstock
Já existem vários exemplos do uso da tecnologia para auxiliar pessoas necessitadas. É o caso, por exemplo, de uma casa de repouso em Londres, na Inglaterra, que está testando animais de estimação robôs.
Atualmente, o espaço atende 43 residentes com mais de 65 anos. Todos eles são diagnosticados com demência e recebem um tratamento especial graças aos dispositivos, que são alimentados pela Alexa, a assistente virtual da Amazon.
De acordo com reportagem da BBC, o uso dos robôs ajudou a reduzir o sofrimento dos residentes. Em alguns casos, pacientes com dificuldades de falar interagiram com os dispositivos e criaram conexões emocionais.
Os equipamentos imitam os sons de cães e gatos e respondem quando acariciados, ajudando a distrair os moradores da casa de repouso. Segundo os responsáveis pelo espaço, o uso destas tecnologias aumentou visivelmente o bem-estar dos residentes.
Apesar de ainda estar em fase de testes, o uso dos robôs que simulam os animais de estimação tem ajudado a melhorar as interações sociais dos pacientes. Ao mesmo tempo, servem para melhorar a autoestima.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de junho de 2025 15:19