(Imagem: Agência Brasil)
Se você mora em alguma parte do Centro-Sul do Brasil, deve estar encolhido neste momento. Para quem não curte esse tempo gelado, há uma boa notícia: a parte mais intensa da atual onda de frio começa a se afastar do Brasil ao longo da tarde e noite de sábado (14), segundo a previsão do tempo.
Com isso, o frio deve diminuir, evidentemente. A previsão é que as temperaturas aumentem gradualmente durante o domingo (15), de acordo com o G1. Mas depende.
Nos próximos dias, a região Sul enfrentará um novo período de instabilidade climática, com chuvas significativas especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, alerta a Climatempo.
Entre esta sexta-feira (13) e domingo (15), os volumes de chuva devem variar de 40 a 80 mm, podendo chegar a 100 mm em áreas pontuais. A previsão indica um cenário preocupante, com possibilidade de temporais isolados, rajadas de vento e alagamentos.
Se você mora no Sul ou pretende ir para lá, o que você precisa saber é:
Na segunda-feira (16), um novo sistema trará mais chuva, com risco de granizo e ventos fortes – especialmente no Oeste e Missões, onde podem cair até 50 mm.
Nos próximos dias, o litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas enfrentará chuvas intensas devido à atuação de uma frente fria sobre a costa nordestina, segundo a Climatempo.
Junho já é, tradicionalmente, um mês chuvoso no litoral do Nordeste. E a chegada dessa frente fria – a primeira de junho de 2025 a alcançar a região – reforça ainda mais os acumulados.
Em Sergipe, por exemplo, os volumes de chuva podem atingir até 100 mm até segunda-feira – o que representaria mais da metade da média histórica para todo o mês de junho. Essa condição torna o estado o principal ponto de atenção na região.
A previsão para o período entre esta sexta e domingo é:
Diante desse cenário, as autoridades orientam a população a acompanhar os boletins meteorológicos, seguir as recomendações da Defesa Civil e evitar áreas com risco de alagamentos e transbordamentos.
A tendência é que as temperaturas mínimas fiquem abaixo dos 10°C em boa parte dos quatro estados até o amanhecer de sábado. Isso por conta da presença (forte) de ar polar sobre a região.
O reforço de ar polar também ampliou a área mais afetada pelas baixas temperaturas. Com isso, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas até 5°C abaixo da média.
Leia mais:
Várias capitais brasileiras registraram recordes de frio na quinta-feira (12), segundo a Climatempo.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que as marcas foram superadas tanto nas menores temperaturas mínimas quanto nas menores máximas de 2025.
O que vale destacar:
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de junho de 2025 14:45