O que é e como funciona o teclado magnético? Entenda a tecnologia

Cada vez mais popular, esse componente é inovador e proporciona maior estabilidade e responsividade ao toque
Por Matheus Chaves, editado por Wagner Edwards 20/06/2025 07h20
Imagem de um teclado magnético
Imagem de um teclado magnético - Crédito: Willfried Wende/Pexels
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Utilizando uma tecnologia relativamente nova, o teclado magnético tem se destacado bastante entre os usuários de computadores, principalmente os gamers. Quer entender tudo sobre o componente? A seguir, o Olhar Digital traz todos os detalhes sobre ele. Confira!

O que é e como funciona o teclado magnético?

O teclado magnético é um tipo de equipamento que funciona por meio de sensores responsáveis por detectar o campo magnético criado por ímãs que ficam embutidos nas teclas.

Pessoa utilizando um teclado mecânico
Pessoa utilizando um teclado (Imagem: DC Studio/Freepik)

Dessa maneira, o usuário não precisa apertar as teclas de uma forma muito profunda para acionar os comandos. Isso resulta em respostas mais rápidas, menos desgaste do equipamento e, consequentemente, proporciona maior durabilidade ao teclado.

Além disso, o item entrega a possibilidade de ajustar o ponto de atuação por meio do software, permitindo ao usuário configurar com precisão a profundidade em que a tecla começa a responder. É possível configurá-lo para atingir velocidades de até 0,1 ms, o que é ideal para jogos de alta competitividade. 

A grande diferença do teclado magnético para o mecânico é que o primeiro não possui um ponto de acionamento predefinido, pois conta com sensores chamados de Hall que detectam a aproximação dos ímãs embutidos nas teclas. Já o teclado mecânico possui um ponto de comando fixo e estabelecido conforme a estrutura física do switch. 

Dessa forma, é necessário pressionar a tecla até uma profundidade predeterminada, fazendo com que os contatos metálicos internos se encostem e ocorra o envio do sinal elétrico ao computador.

Leia mais:

Teclado magnético vale a pena?

Se você está disposto a desembolsar um pouco mais de dinheiro para ter um teclado versátil e que ofereça melhor desempenho durante as suas sessões de jogos, o teclado magnético vale muito a pena, pois, como citado acima, ele permite que você configure as teclas para um tempo de resposta mais rápido, que resulta em benefícios competitivos muito interessantes aos gamers.

Computador com teclado magnético
Computador com teclado magnético – Imagem: Designecologist/Pexels

No entanto, se o seu foco não são os jogos, mas uma rotina diária de trabalho que não exige uma performance elevada para o teclado, o custo-benefício do item pode não se justificar. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que o teclado magnético não possui o feedback tátil, ou seja, se você gosta de sentir o “clique” ao apertar a tecla ou até mesmo uma resistência ao toque, provavelmente vai preferir usar o teclado mecânico.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.