Imagem: Civ Robotics
A automação está transformando a construção civil, com robôs cada vez mais presentes em diversas etapas do processo — da fundação ao acabamento.
A Civ Robotics, startup sediada em São Francisco, está levando essa revolução à fase de pré-construção com o CivDot, um robô autônomo, movido a bateria, capaz de mapear o terreno e marcar pontos de construção com alta precisão.
Além disso, a máquina oferece oito horas de autonomia, alto-falantes embutidos que anunciam os pontos marcados e clearance de 3 metros para operar em terrenos irregulares.
Leia mais:
O CivDot é parte de uma onda crescente de robôs na construção civil. Exemplos recentes incluem o Hadrian X, caminhão robótico que assenta até 500 tijolos por hora, e impressoras 3D que constroem casas em menos de um dia.
Embora ainda não substituam trabalhadores humanos, essas máquinas estão ganhando destaque pela velocidade, precisão e potencial para reduzir custos e acelerar cronogramas. A automação no setor promete remodelar os canteiros de obras em escala global.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de junho de 2025 20:29