Arquitetura de outro mundo: o hotel saudita que flutua no mar 

Com design futurista e tecnologia sustentável, o Resort Shebara parece ter saído de um filme de ficção científica
Por Beatriz Campos, editado por Bruno Capozzi 28/06/2025 08h30
Shebara_D7_08788_v3-1-1920x1080
Imagem: Red Seal Global
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você já pensou em passar as férias em um resort de luxo onde os quartos parecem naves espaciais flutuando sobre o mar? 

Essas são as novas acomodações do Resort Shebara, localizado na Arábia Saudita, na remota região costeira de Tabuk – tão isolada que o acesso ao resort é possível apenas por hidroavião. 

O visual futurista, que remete a espaçonaves, é resultado da estrutura em aço inoxidável. O design inovador é assinado pela empresa Killa Design, a mesma responsável pela criação do Museu do Futuro em Dubai. 

O resort faz parte do Projeto Mar Vermelho, que busca construir grandes empreendimentos na Arábia Saudita. O país busca se consolidar como um destino turístico popular. 

Museu do Futuro em Dubai foi inaugurado em 2022 (Imagem: Sabeel Ahammed/Shutterstock)

O resort conta com 73 vilas, como são chamadas as espaçosas acomodações. Parte delas está em terra firme, enquanto a outra parte fica sobre o mar, formando o que parece ser um pequeno arquipélago de ilhas particulares — ou, como descreve o próprio resort, “um majestoso colar de pérolas”. 

O comunicado de imprensa do resort diz o seguinte: “A base das vilas reflete o mar ou a areia, enquanto o teto reflete o céu, mudando constantemente do nascer ao pôr do sol e tornando-se parte do ambiente ao redor. As vilas sobre a água ficam suspensas acima das ondas, a poucos passos dos jardins de corais coloridos que cercam o resort”.

As diárias custam a partir de US$ 2.400 (aproximadamente R$13.150) (Imagem: Red Seal Global)

Leia mais:

Tudo o que você pode aproveitar nesse refúgio futurista

O resort oferece uma ampla variedade de comodidades e experiências, entre elas: 

  • Restaurantes de alto padrão 
  • Academia 
  • Spa e centro de bem-estar 
  • Mergulho com snorkel 
  • Windsurf 
O resort integra arquitetura e natureza com impacto ambiental mínimo. Pelo menos, é a promessa (Imagem: Red Seal Global)

Construção sustentável

O empreendimento reforça seu compromisso com a preservação dos habitats vibrantes da lagoa. A estrutura das vilas marítimas é sustentada por colunas que tocam apenas alguns metros quadrados do solo, trazendo impacto mínimo no ecossistema local, que abriga um recife de coral. Pelo menos, é o que garante a empresa.

O resort também conta com uma usina de dessalinização para produção de água e uma fazenda solar no local para geração de energia. Os hóspedes podem observar os painéis de perto, dispostos de forma circular, permitindo caminhadas ou passeios de bicicleta ao redor. 

As informação são do New Atlas.

Redator(a)

Beatriz Campos é redator(a) no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.