Veja os locais atingidos pela nova onda de frio

Previsão do tempo mostra que o frio permanece no Brasil em uma nova onda ainda mais abrangente mas menos intensa
Lucas Soares01/07/2025 17h27
Estrada ensolarada com neve na lateral direita da foto; acima, um termômetro de rua marcando −2 °C
Onda de frio vai derrubar temperaturas pelo menos até 3 de junho (Imagem: Pedro Moraes/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estamos no inverno, e o frio está aqui. Em 10 dias da nova estação, estamos entrando na segunda onda de frio do período (a quarta de 2025). Dessa vez, uma área maior do Brasil deve registrar quedas de temperatura, mas com menos intensidade.

Segundo o Climatempo, a onda dura até sexta-feira (4), e as áreas mais afetadas são o Sul do Brasil, o Mato Grosso do Sul, o centro-sul e oeste de Mato Grosso, parte de São Paulo, áreas nos estados de Rondônia, Acre e o extremo sul do Amazonas.

O mapa abaixo mostra as regiões afetadas pela onda de frio. De acordo com o Climatempo, “nas áreas em azul claro, o resfriamento será grande, mas não o suficiente para denominação de onda de frio. Nesta faixa, as temperaturas ficam de 3°C a 5°C abaixo da média”.

Quarta onda de frio atua sobre parte do centro-sul do Brasil no início de julho de 2025 (Fonte: Climatempo)

Veja a previsão do tempo durante a onda de frio em cada região do Brasil

Sul
Todos os estados da região enfrentam frio intenso, com temperaturas negativas em áreas elevadas e ocorrência de geadas. Cidades como São Joaquim, Urubici e Urupema, em Santa Catarina, registraram neve na noite de 30 de junho.

Sudeste
O sul de São Paulo, incluindo regiões como Vale do Ribeira, Presidente Prudente e a capital paulista, sente a onda com mais impacto. No entanto, a maior parte da região permanece com temperaturas próximas da média, com noites e manhãs mais amenas.

Pessoa tão agasalhada em dia frio que só a ponta do nariz dela aparece
(Imagem: Agência Brasil)

Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul e o centro-sul e oeste de Mato Grosso experimentam quedas acentuadas de temperatura, com mínimas entre 5°C e 10°C.

Leia mais:

Norte
Regiões como o sul de Rondônia, o leste do Acre e o extremo sul do Amazonas enfrentam o fenômeno da friagem, com temperaturas significativamente abaixo da média.

Nordeste
A região fica de fora da onda de frio. O litoral pode ter chuvas esparsas, enquanto o interior enfrenta clima seco e temperaturas elevadas, entre 25°C e 28°C.

Vegetação coberta de branco durante geada em dia frio no Rio Grande do Sul
(Imagem: Mycchel Legnaghi/Agência São Joaquim Online/Divulgação)

Até quando dura a onda de frio?

Segundo a previsão, a partir de sexta-feira (4), a onda de frio deve diminuir, e as temperaturas começam a voltar à média prevista para esta época do ano.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.