Lagos cor-de-rosa da Austrália estão desaparecendo; saiba o motivo

Fenômeno ligou sinal de alerta na comunidade científica, uma vez que pode causar desequilíbrios importantes nestes locais
Alessandro Di Lorenzo15/07/2025 11h38
Lago-Hillier-1-1920x1080
Imagem: matteo_it/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você sabia que existem pelo menos 13 lagos cor-de-rosa no mundo? Essa coloração distinta é resultado de fenômenos naturais, o que atrai milhares de turistas, especialmente na Austrália, que abriga seis destes espaços.

O problema é que a tonalidade rosada está desaparecendo em vários destes locais. Apesar de não parecer algo grave, este fenômeno tem relação com a ação humana e as mudanças climáticas, o que acende uma alerta na comunidade científica.

Vista aérea do Lago Hillier, o mais famoso lago cor-de-rosa no mundo, que fica na Austrália (Imagem: matteo_it/Shutterstock)

Coloração se dá por fenômenos naturais

  • A explicação para a coloração diferenciada é a presença de diferentes tipos de organismos unicelulares que vivem em locais com alto teor de sal e que contêm pigmentos nas células.
  • Um destes pigmentos é o betacaroteno, que fornece proteção contra a radiação ultravioleta e pode ter tons de laranja, vermelho e rosa.
  • Por isso, em locais com grandes quantidades da alga Dunaliella salina, por exemplo, a cor da água fica rosada.
  • Se as condições do lago mudarem, no entanto, o número destes organismos despenca e a água muda de coloração.
  • Isso pode ser um problema para várias aves nômades que usam estes locais para procurar alimentos, além de causar desequilíbrio para animais como caracóis.
  • As informações são do National Geographic.

Leia mais

Gotas de chuva caindo no chão
Chuvas podem alterar salinidade das águas e mudar cor dos lagos (Imagem: Daniel Tadevosyan/Shutterstock)

Por que os lagos estão mudando de cor?

A extração excessiva de sal em alguns lagos mudou completamente as condições daquele habitat natural. Isso reduziu consideravelmente a presença de algas e resultou na modificação da coloração das águas. Foi exatamente o que aconteceu no famoso Pink Lake. Hoje, o local apresenta um tom cinza-azulado.

Já no Lago Hillier, o mais conhecido do país, a mudança de cor foi causada por uma chuva sem precedentes. Isso resultou numa grande quantidade de água doce, reduzindo a salinidade das águas e mudando a coloração.

Mudanças climáticas é uma das explicações para alteração na cor de lagos (Imagem: Aphelleon/Shutterstock)

Os cientistas acreditam que este evento extremo tenha sido causado pelas mudanças climáticas e que isso se torne cada vez mais comum nos próximos anos. Por conta disso, há dúvidas se o Hillier poderá se recuperar naturalmente. Talvez os lagos cor-de-rosas desapareçam completamente no futuro.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.