GPT-5 deve ser lançado nos próximos dias; veja o que sabemos sobre o modelo

O que esperar da nova IA da OpenAI?
Vitoria Lopes Gomez24/07/2025 10h40, atualizada em 24/07/2025 21h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O GPT-5 está sendo discutido desde o ano passado, com expectativa de chegar ao público entre junho e setembro deste ano. Agora, essa data ficou um pouco mais perto: fontes internas da desenvolvedora revelaram ao The Verge que o modelo será lançado no início de agosto.

Apesar da OpenAI ter revelado poucos detalhes sobre sua próxima novidade de inteligência artificial, já sabemos que o GPT-5 terá um “nível de inteligência superior” (nas palavras do próprio CEO da empresa, Sam Altman). Ele, inclusive, já deu algumas dicas do que esperar da IA, incluindo integração de voz, pesquisa aprofundada e raciocínio, e funcionamento simplificado em relação aos modelos anteriores.

Veja o que já sabemos sobre a próxima IA da OpenAI.

Logos da OpenAI e do GPT-5
Altman admitiu que oferta de IA da OpenAI se tornou confusa e promete simplificá-la (Imagem: photosince/Shutterstock)

Finalmente! GPT-5 está perto de ser lançado

Em entrevista ao The OpenAI Podcast no mês passado, Sam Altman revelou que o GPT-5 deve ser lançado “provavelmente durante o verão do hemisfério norte”, entre os meses de junho e setembro. Ele não cravou uma data oficial.

Agora, fontes internas da desenvolvedora contaram ao The Verge que o modelo chega no início de agosto – ou seja, já nos próximos dias. Uma data exata também não foi revelada, já que isso muda de acordo com outros fatores, como desafios no desenvolvimento, problemas no servidor e até anúncios de IAs rivais.

Uma IA completamente nova ou apenas uma atualização sutil?

Durante o bate-papo do podcast, o CEO reforçou que, embora haja uma grande expectativa em torno do modelo, a desenvolvedora ainda discute internamente se deve seguir com grandes saltos de versões ou se continua apostando em atualizações graduais, como aconteceu com o GPT-4o. Isso porque, com as atualizações recorrentes da IA, esses grandes lançamentos já não são tão grandiosos assim. Um exemplo é o GPT-4.5, versão melhorada do GPT-4.

Na ocasião, o apresentador Andrew Mayne (ex-funcionário da própria OpenAI) questionou justamente sobre isso: “Eu perceberia que estou usando o GPT-5 ou só acharia que é um GPT-4.5 muito bom?”. Altman desviou: “Não necessariamente. Pode ir para qualquer lado. Podemos seguir iterando o 4.5 ou, em algum momento, chamar isso de cinco”.

Mas o próprio CEO já demonstrou que se preocupa com isso. Em uma publicação no X em fevereiro, o ‘chefe’ da OpenAI deu detalhes sobre o GPT-4.5 e o GPT-5 com a intenção de “simplificar nossas ofertas de produtos”. Ele mesmo revelou que espera que os lançamentos da empresa não sejam mais tão complicados de se entender e funcionem de forma unificada.

Na entrevista, Altman também falou sobre a superinteligência e os rumos da OpenAI como um todo. Você pode conferir os detalhes neste link.

Pessoa segurando celular com logomarca da OpenAI na tela na frente de monitor exibindo foto do CEO da empresa, Sam Altman
Sam Altman detalhou o que podemos esperar do GPT-5 em fevereiro. Desde então, nada foi anunciado oficialmente (Imagem: Meir Chaimowitz/Shutterstock)

GPT-5 será um modelo de raciocínio

Já sabemos que, a partir do GPT-5, a OpenAI vai simplificar a oferta de modelos de IA, unificando tudo dentro do ChatGPT. De acordo com Altman no X, o sistema integrará várias tecnologias dentro de um único lugar. O o3, por exemplo, não erá mais um modelo independente e fará parte do GPT-5.

Além disso, o CEO revelou que o GPT-4.5 foi o último modelo sem cadeia de pensamento. O lançamento dos próximos meses será um modelo de raciocínio, capaz de ‘pensar’ de forma aprofundada antes de responder às solicitações.

Altman também revelou que os assinantes do plano Plus poderão executar o GPT-5 com “um nível de inteligência superior” e os assinantes do Pro poderão executá-lo com “um nível de inteligência ainda maior”. Ainda, esses modelos terão recursos de voz, tela, pesquisa e pesquisa aprofundada.

Leia mais:

Modelo já estaria sendo testado

À medida que o GPT-5 se aproxima, os rumores se intensificam:

  • O vazador Tibor Blaho publicou no X na semana passada uma captura de tela que mostra um arquivo chamado GPT-5 Reasoning Alpha, indicando que o modelo já está sendo testado;
  • Na mesma semana, pesquisadores independentes descobriram uma menção ao novo modelo no repositório interno da OpenAI. Isso sugere que a atualização está sendo testada dentro dos domínios internos da empresa, com as devidas camadas de segurança;
  • Também na semana passada, o pesquisador da OpenAI Xikun Zhang disse com todas as palavras que o GPT-5 “está chegando”.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.