Armadura rara da época da Guerra de Troia é encontrada

Caçadores de metal encontraram pedaços de uma armadura que teria pertencido a um guerreiro de alta patente da Idade do Bronze na Tchéquia
Por Samuel Amaral, editado por Lucas Soares 26/07/2025 06h01
Pesquisadores usaram escaneamento 3D para examinar as peças e descobriram que pertenciam a um peitoral de armadura
Pesquisadores usaram escaneamento 3D para examinar as peças e descobriram que pertenciam a um peitoral de armadura. (Imagem: Divulgação / Museu da Cidade de Brno)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Arqueólogos anunciaram esta semana a descoberta de uma armadura de bronze de 3.200 anos, datada da mesma época da Guerra de Troia. Os artefatos foram encontrados próximos à cidade de Brun, no sul da Tchéquia, e são considerados “extremamente raros”.

Segundo os especialistas, o equipamento teria pertencido a um guerreiro de alta patente do Final da Idade do Bronze (1600 a 1200 a.C.), mesmo período do grande conflito entre gregos e troianos. Na época, apenas combatentes de elite recebiam armaduras de metal, enquanto soldados comuns trajavam peças de materiais orgânicos, como couro.

Armadura foi encontrada por caçadores de metal

A descoberta ocorreu em 2023, quando caçadores de metais detectaram um conjunto de objetos em um esconderijo. O grupo encontrou uma ponta de lança, uma foice, uma agulha e diversos fragmentos de cobre, que haviam sido danificados e enterrados juntos, possivelmente como parte de um ritual.

As peças foram analisadas durante dois anos por especialistas da Universidade Masaryk, na Tchéquia, em parceria com o Museu da Cidade de Brun. Os pesquisadores usaram tecnologias de escaneamento 3D e microscopia para examinar os artefatos e concluíram: a chapa de metal curvada era parte de um peitoral de armadura.

Caçadores de metais encontraram os artefatos de cobre enterrados. Local não foi revelado
Caçadores de metais encontraram os artefatos de cobre enterrados. Local não foi revelado. (Imagem: Divulgação / Museu da Cidade de Brno)

Leia mais:

“Esta descoberta confirma a importância da cooperação a longo prazo entre especialistas e o público. Graças a ela, podemos descobrir e proteger artefatos valiosos que nos aproximam de eras antigas e trazem novos conhecimentos sobre a nossa história”, afirmou Zbyněk Šolc, diretor do Museu da Cidade de Brno, em um comunicado

Devido à raridade das peças, os especialistas decidiram não divulgar a localização da descoberta. Agora, o Museu da Cidade de Brun anunciou estar preparando uma futura exposição desses artefatos, que aproximam o público da história dos antigos guerreiros da Idade do Bronze.

Samuel Amaral
Redator(a)

Samuel Amaral é jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP) e estagiário de Ciência e Espaço no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.