Qual a diferença entre boi e touro?

A diferença entre boi e touro é simples, mas importante, e não tem nada a ver com os chifres na cabeça do animal!
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Wagner Edwards 28/07/2025 07h20
boi touro
Gado em close, gado branco da raça Nelore, pastagem verde no Brasil / Crédito: Eduardo Garcia Furtado (Shutterstock/Reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A pecuária é uma das bases da economia brasileira, e os bovinos estão no centro dessa atividade. Mas, mesmo sendo animais tão presentes no dia a dia, muitas pessoas ainda confundem dois termos bastante comuns: boi e touro

Será que são o mesmo animal? Existe diferença entre eles? A seguir, vamos explicar o que distingue esses dois nomes, além de apresentar algumas curiosidades sobre a espécie.

Qual é a diferença entre boi e touro?

Bois / Crédito: Alexandre Costa Marques (shutterstock/reprodução)

Embora muitas vezes usados como sinônimos, boi e touro não significam exatamente a mesma coisa. Ambos são machos da espécie Bos taurus, também conhecida como gado bovino doméstico. A principal diferença está na capacidade reprodutiva.

  • Touro é o macho adulto não castrado, ou seja, mantém sua função reprodutiva e é usado principalmente para a reprodução de rebanhos.
  • Boi é o macho adulto castrado, o que significa que perdeu sua capacidade de reprodução. A castração é feita por diversos motivos, como facilitar o manejo, tornar o animal mais dócil e prepará-lo para o abate ou para funções de trabalho no campo.

Portanto, todos os bois já foram touros um dia, e todo touro pode se tornar um boi, caso seja castrado.

O que é o gado bovino doméstico?

O gado bovino doméstico é uma espécie de mamífero ungulado da ordem Artiodactyla e do gênero Bos.

Tourada
Toureiro em cena com o touro na sequência final da tourada, em Madrid, Espanha. / Crédito: MarcusObal (Wikimedia)

Esses animais possuem dois dedos em cada pata e fazem parte do grupo dos ruminantes, ou seja, após engolirem o alimento, o regurgitam e mastigam novamente. Seu estômago possui quatro compartimentos: rúmen, retículo, omaso e abomaso.

Criadores de todo o mundo criam esses bovinos devido à sua grande importância econômica. Eles produzem carne, leite, couro e até ajudam em atividades de tração e transporte em áreas rurais. A indústria também aproveita seus subprodutos, como ossos, cascos e pelos, para fabricar sabão, pincéis e ração animal, entre outros itens.

Leia mais:

Origem e domesticação

Gado  boi
Gado / Crédito: Cacio Murilo (shutterstock/reprodução)

O gado doméstico descende de duas espécies selvagens extintas: o auroque, na Europa, e o gauro, na Ásia. Sua domesticação começou entre 5.000 e 6.000 anos atrás, quando os humanos passaram a usá-los como animais de carga e produtores de leite. Inicialmente, os humanos consumiam a carne apenas quando o animal morria ou deixava de ser útil.

Com o passar do tempo, os bovinos se tornaram centrais para a alimentação humana e para a economia. Hoje, são os principais protagonistas da indústria da carne, que movimenta uma vasta cadeia produtiva, da agricultura para ração até o comércio internacional de proteína animal.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.