Seu carro tem ADAS? Você pode estar dirigindo pior, segundo pesquisa

Pesquisadores observaram aumento em frenagens bruscas e excesso de velocidade com sistemas que emitem alarmes urgentes
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 07/08/2025 07h30
sistema carros
Imagem: aslysun/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo estudo internacional revela que alguns Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), apesar de reduzirem colisões, podem levar motoristas a dirigirem de forma mais imprudente.

Pesquisadores dos EUA e de Hong Kong analisaram dados telemáticos de quase 200 mil veículos de uma grande montadora e constataram mudanças no comportamento dos condutores de acordo com o tipo de alerta emitido pelo sistema.

Carros autônomos serão conectados também entre si, melhorando o fluxo do trânsito
Alertas de segurança no carro podem incentivar direção imprudente, diz estudo – Imagem: Zapp2Photo / Shutterstock

Estudo levantou dados preocupantes

  • Motoristas que utilizavam apenas sistemas com alertas urgentes, como o de colisão frontal e saída de faixa, apresentaram um aumento de 5% em excesso de velocidade e 6% em frenagens bruscas, em comparação com motoristas sem nenhum ADAS.
  • Já os que usavam somente avisos informativos, como o de detecção de ponto cego, mostraram comportamento oposto: 9% menos excesso de velocidade e 7% menos frenagens bruscas.
  • Os autores sugerem que alertas urgentes ativam respostas automáticas e rápidas (Sistema 1 do cérebro), levando os motoristas a confiar demais nos sistemas e relaxar na atenção.
  • Já os alertas informativos incentivam uma reflexão mais consciente (Sistema 2), promovendo um estilo de direção mais cuidadoso — especialmente entre mulheres, que responderam melhor a esse tipo de alerta.

Leia mais:

Conceito de tecnologia automotiva. ITS (Sistemas de Transporte Inteligentes). ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista). ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo
Sistemas de assistência à direção reduzem colisões, mas podem piorar comportamento no volante (Imagem: metamorworks / Shutterstock)

Sistemas reduzem acidentes, mas motoristas ficam confiantes demais

Apesar das mudanças comportamentais, todos os sistemas estudados contribuíram para reduzir acidentes: os com alertas urgentes diminuíram colisões em 15%, e os informativos, em 19%.

Ainda assim, os pesquisadores recomendam que montadoras desenvolvam tecnologias que reduzam os efeitos colaterais de confiança excessiva, talvez com alertas menos intrusivos.

O estudo foi publicado na revista Production and Operations Management.

engarrafamento de carros
Motoristas confiam demais no sistema que evita acidentes e passam a ficar menos cuidadosos ao volante (Imagem: Cris Faga/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.