Saber escolher um carro que atenda a todas as usas necessidades e, além disso, oferecer a segurança necessária para o seu dia a dia pode ser uma tarefa complicada. Por isso, o Olhar Digital listou 5 dicas para você acertar na hora da compra do seu veículo.

Leia mais:

publicidade

Por que ficar atento quanto a segurança do veículo na hora da compra?

  • Preservação da vida e integridade física: a segurança no trânsito consegue salvar vidas e evitar lesões físicas. Pequenas ações adotadas no dia a dia podem fazer uma grande diferença.
  • Prevenção de acidentes: seguir as regras de trânsito e manter o veículo em bom estado são medidas que previnem colisões, derrapagens, atropelamentos e outros problemas no trânsito.
  • Cumprimento da lei: o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece uma série de leis e obrigações que todos os motoristas devem cumprir. Quando essas leis são descumpridas, existem medidas administrativas e penalidades ao motorista.
  • Manutenção do veículo: a segurança no trânsito também ajuda a garantir que o veículo permaneça em bom estado. Fazer manutenções periódicas e dirigir de maneira defensiva são atitudes que ajudam a garantir a durabilidade do veículo.
  • Inspeção veicular: um veículo bem inspecionado e com a manutenção em dia reduz significativamente o risco de acidentes.
Saber sobre a revisão do carro pode trazer maior segurança para sua integridade física durante a utilização do veículo em uma autoestrada. (Imagem: Pexels)

Verifique os recursos de segurança

Procure por recursos de segurança modernos, como controle de estabilidade eletrônico, assistência de frenagem, airbags laterais e sistemas de monitoramento de ponto cego. Esses recursos podem ajudar a prevenir acidentes e proteger os ocupantes do carro em caso de colisão.

Pesquise as classificações de segurança

Antes de comprar um carro, pesquise suas classificações de segurança. Organizações como a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e a Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) realizam testes de colisão e publicam os resultados online.

publicidade

Considere o tamanho e o tipo do carro

Em geral, carros maiores e mais pesados são mais seguros em colisões do que carros menores e mais leves. No entanto, alguns carros pequenos têm excelente segurança. Então, não descarte um carro apenas por seu tamanho.

Faça um test-drive

Durante o test-drive, preste atenção em como o carro se comporta na estrada. Ele responde bem aos seus comandos? Os freios são eficazes? Você se sente seguro dirigindo este carro?

publicidade
É preciso além de se atentar aos detalhes ligados ao carro, contratar um bom seguro. (Pexels)

Manutenção regular

Após a compra, a manutenção regular é essencial para manter o carro seguro. Isso inclui verificar regularmente os freios, os pneus, as luzes e outros sistemas importantes.

Dica extra

Vale lembrar que além de fazer as verificações acima é preciso também pensar na contratação de um seguro que possa atender necessidades futuras como uma falha mecânica, um possível furto do veículo ou uma emergência ligada ao seu veículo.

publicidade

Para assim, você como motorista ter o máximo de segurança e caso tenha passageiros no seu automóvel em um futuro próximo, que todos tenha a tranquilidade de saber que também estão sob segurança.