Home office no Starbucks? Esse país pode ter levado isso a sério demais

Na Coreia do Sul, unidades da Starbucks estão proibindo que clientes "montem" seus escritórios dentro das lojas
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 12/08/2025 06h40
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Imagem: Iryna Tolmachova/Shutterstock
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A Starbucks na Coreia do Sul está tentando conter o uso excessivo de suas lojas como escritórios improvisados, conforme informações do Business Insider.

A rede passou a exibir avisos que proíbem clientes de levarem equipamentos de grande porte, como computadores de mesa, impressoras, extensões elétricas e divisórias, além de pedir que não deixem pertences ocupando lugares por longos períodos.

O objetivo, segundo a empresa, é assegurar uma “experiência agradável e acessível” a todos, preservando o espaço compartilhado. Laptops e dispositivos menores continuam permitidos, mas a política busca coibir ocupações prolongadas e instalações que limitem a disponibilidade de assentos.

Starbucks
Nova política proíbe equipamentos volumosos e tenta conter a ocupação prolongada de mesas por trabalhadores e estudantes – Imagem: shutterstock/Wachiwit

Leia mais:

Tendência de trabalhar em cafés saiu do controle

  • A medida foi motivada pelo avanço da tendência conhecida na Coreia do Sul como cagongjok, que descreve pessoas que passam horas trabalhando ou estudando em cafeterias.
  • Em Seul, onde há cafés em praticamente cada esquina, o fenômeno ganhou força.
  • Fotos nas redes sociais mostram clientes montando verdadeiros escritórios portáteis dentro de lojas da Starbucks, com divisórias e mesas tomadas por equipamentos.
Fachada de loja do Starbucks no Rio de Janeiro
Laptops seguem permitidos, mas desktops, impressoras e divisórias estão banidos para garantir o fluxo de clientes – Crédito: Starbucks/Divulgação

Starbucks tem forte mercado na Coreia

A Coreia do Sul é hoje o terceiro maior mercado da marca, com mais de 2.000 unidades, superando o Japão no fim de 2024.

Ainda assim, a rede enfrenta desafios: no 3º trimestre de 2025, registrou seu sexto trimestre consecutivo de queda nas vendas globais comparáveis, que recuaram 2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As ações da empresa caíram cerca de 18% nos últimos seis meses, embora tenham se mantido estáveis desde o início do ano.

Fenômeno cultural que lota cafés leva Starbucks a mudar regras para preservar assentos e espaço compartilhado – Imagem: StockerThai-Esarn/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.