Em breve, seu delivery pode chegar com um robô!

Robôs da Robomart chegam a Austin este ano com promessa de eficiência e baixo custo nas entregas sob demanda
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 25/08/2025 19h19
robomart-1920x1080
Imagem: Robomart
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Robomart, startup de Los Angeles especializada em robôs de entrega autônomos, apresentou seu novo modelo RM5, projetado para tornar as entregas sob demanda finalmente lucrativas.

O veículo de nível 4 pode transportar até 227 kg em 10 compartimentos individuais, o que permite realizar várias entregas em um único trajeto.

Segundo o cofundador e CEO Ali Ahmed disse ao TechCrunch, a proposta é criar um “marketplace autônomo” de entregas, no qual varejistas poderão abrir suas lojas dentro do app da Robomart, em um modelo semelhante a UberEats ou DoorDash.

A diferença está no custo: cada entrega terá uma taxa fixa de apenas US$ 3, contra as múltiplas tarifas cobradas por concorrentes.

Novo modelo RM5 cobra apenas US$ 3 por entrega e pode reduzir custos em até 70% (Imagem: Robomart)

Custos menores e eficiência com robôs

  • Ahmed afirma que os robôs podem reduzir em até 70% o custo das entregas, eliminando a dependência de motoristas humanos.
  • Ele lembra que sua experiência anterior no setor mostrou como era difícil manter a rentabilidade sem automação.
  • A empresa, fundada em 2017, já havia testado “lojas sobre rodas” autônomas em 2020, mas agora aposta totalmente no modelo de entrega sob demanda.
  • A estreia comercial acontecerá em Austin, Texas, ainda este ano.
Veículo tem diversos compartimentos para transportar cargas e realizar várias entregas em um mesmo trajeto (Imagem: Robomart)

Leia mais:

Concorrência com gigantes do setor

Com menos de US$ 5 milhões em investimentos, a Robomart desenvolveu cinco gerações de robôs e pretende se diferenciar em um mercado dominado por gigantes como UberEats e GrubHub.

“Oferecer uma entrega por US$ 3 sem taxas extras é algo único e atraente para clientes e varejistas”, resume Ahmed.

Veículos autônomos da Robomart eliminam motoristas e reduzem custos para varejistas e cliente (Imagem: Robomart)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.