Trump trava mais um projeto de energia limpa nos EUA – e estava quase tudo pronto

Paralisação do projeto Revolution Wind ameaça abastecimento de milhares de residências em meio ao aumento da demanda elétrica
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 25/08/2025 15h52, atualizada em 25/08/2025 21h23
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Departamento de Gestão de Energia Oceânica dos EUA ordenou a paralisação imediata das obras do Revolution Wind, projeto eólico offshore que já estava 80% concluído. A justificativa oficial menciona preocupações com “segurança nacional” e possível “interferência” em outros usos da área.

A medida ocorre em meio ao aumento da demanda por energia no país — impulsionada por data centers, indústrias e veículos elétricos — e repete o bloqueio visto no início do ano contra o parque Empire Wind, em Nova York, que chegou a custar US$ 50 milhões por semana de atraso.

Projeto Revolution forneceria energia limpa a 350 mil casas, mas foi suspenso por supostas razões de “segurança nacional” – Imagem: xbrchx/Shutterstock

Leia mais:

Projeto poderia abastecer milhares de famílias

  • Previsto para começar a operar no próximo ano, o Revolution Wind poderia fornecer eletricidade para 350 mil residências em Rhode Island e Connecticut.
  • O projeto já possuía licenças federais e estaduais, mas seus desenvolvedores, incluindo a dinamarquesa Ørsted, agora avaliam medidas legais para retomar as obras.
  • O argumento mais forte da empresa é econômico: com a pressão crescente sobre a rede elétrica e famílias já sentindo aumentos nas contas de luz, o projeto deveria continuar.
trump
Governo Trump paralisa parque eólico já 80% concluído (Imagem: Jonah Elkowitz/Shutterstock)

Governo Trump dificulta avanço da energia eólica offshore

A paralisação das obras do projeto Revolution Wind é apenas mais um capítulo da agenda do governo do presidente americano Donald Trump contra avanços no abastecimento de energia eólica offshore nos Estados Unidos.

A intenção dessas medidas seria eliminar a concorrência da indústria de combustíveis fósseis que apoiou a campanha de Trump para se eleger no ano passado. Leia mais sobre isso aqui.

Especialistas alertam que suspensão de projeto eólico vai na contramão da crise energética causada por data centers e veículos elétricos – Imagem: Gagarin Iurii/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.