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Apesar de algumas polêmicas, a inteligência artificial já começou a conquistar espaço na indústria cinematográfica. Mas se depender da dona do ChatGPT, o uso da ferramenta deve ser prontamente ampliado.
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Isso porque a OpenAI quer provar que a IA generativa pode tornar os filmes mais rápidos e baratos. Para isso, a startup está ajudando na criação de um longa-metragem de animação que deve ser lançado nos cinemas de todo o mundo no ano que vem – você pode ver o curta-metragem no fim da matéria.

Orçamento da animação é muito menor do que o comum
- Segundo informações do The Wall Street Journal, o filme “Critterz” conta a história de criaturas da floresta que embarcam em uma aventura após a chegada de um estranho à vila.
- A ideia do longa é de Chad Nelson, que começou a desenvolver os personagens há três anos, enquanto produzia um curta usando o DALL-E, ferramenta da OpenAI capaz de criar imagens a partir de descrições em texto.
- O curta foi lançado em 2023, e, posteriormente, a startup contratou o profissional para atuar como interlocutor entre a empresa e artistas no uso de suas ferramentas.
- Em parceria com produtoras de Londres e Los Angeles, agora ele trabalha para lançar o longa em maio, no tradicional Festival de Cannes.
- O orçamento do filme será de cerca de US$ 30 milhões (quase R$ 163 milhões), muito menos do que as animações normalmente custam.
- A equipe de produção planeja escalar atores humanos para vozes de personagens e contratar artistas para desenhar esboços que serão usados para alimentar as ferramentas da OpenAI.
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Existem desafios para a adoção da IA
Empresas do setor, incluindo Disney e Netflix, estão experimentando ferramentas de IA para acelerar os trabalhos de produção, além de melhorar a experiência do usuário. No entanto, esse movimento ainda é lento, principalmente em função das reclamações de sindicatos sobre os impactos do uso da tecnologia.
Há também muita preocupação com os direitos autorais. A Disney, a Universal e a Warner Bros. Discovery já processaram o Midjourney por fazer cópias de suas personagens, o que a companhia alega não ser verdade.

Apesar dos desafios, a OpenAI está apostando que um sucesso de “Critterz” mostrará que a IA pode ter um papel maior em Hollywood. As ferramentas também poderiam causar um aumento do conteúdo oferecido ao público, uma vez que reduzem o custo necessário para criar as obras.
Você pode ver o curta-metragem aqui: