O que é hangxiety? Descubra a relação entre álcool e ansiedade

Já sentiu aquela ansiedade após uma noite de bebedeira? Descubra como a 'hangxiety' altera o seu bem-estar e saiba como amenizar os sintomas
Por Simone Cordeiro, editado por Layse Ventura 14/09/2025 21h20
Uma mulher sofre de ressaca: ela se senta à mesa, segura a cabeça, há um copo de água e um pacote de comprimidos perto, uma expressão de dor e fadiga em seu rosto.
A ressaca pode trazer sintomas de mal-estar psicológico/Shutterstock - Foto Colaborador daniiD
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Muito além da cabeça pesada e o cansaço, a ressaca também pode vir com uma sensação de mal-estar psicológico. O termo é conhecido como hangxiety, que traduzido do inglês é a junção das palavras ressaca e ansiedade. Confira!

Esse estado é resultado do desequilíbrio químico que acontece no cérebro após a ingestão de bebidas alcoólicas. Mas o que é exatamente essa sensação? Quais são os sintomas que definem se uma pessoa está passando por uma hangxiety? Confira a seguir.

O que a hangxiety e quais os sintomas?

Geralmente, quase ninguém acorda animado após uma noite de bebedeira, ainda mais se pela manhã bater aquela ressaca. Porém, além dos sinais comuns de uma ressaca como dor de cabeça, cansaço, sede intensa e náuseas, algumas pessoas desenvolvem ansiedade. Essa sensação é chamada de “hangxiety“.

Leia mais:

Aspectos fisiológicos

No aspecto fisiológico isso acontece, pois enquanto o corpo se restabelece após uma noite de consumo de álcool, a ressaca gera uma condição de estresse no organismo. Geralmente, esse estresse se manifesta quando o corpo enfrenta alguma pressão, como em casos de doenças ou lesões.

Pessoas engraçadas e embriagadas com ressaca descansando no sofá depois da festa. Homem asiático infeliz com dor de cabeça, chateado e frustrado com problemas de amor, sentindo desespero e ansiedade. Homem asiático deprimido e estressado.
O termo Hangxiety é usado para definir a ansiedade que vem junto com a ressaca/Shutterstock – Foto Colaborador Patcharanan

Dessa forma, a ressaca atua de uma maneira semelhante, provocando não apenas mudanças em nosso sistema imunológico, mas também elevando os níveis de cortisol (conhecido como “hormônio do estresse”), além de aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca – alterações que também são observadas em situações de ansiedade.

Um dos sintomas de Hangxiety vem seguido por pensamentos de preocupação. Algumas pessoas ficam ansiosas pelo simples fato de não lembrarem das suas atitudes na noite anterior. Então, são tomadas por sentimentos de medo e vergonha, ficando em um ciclo de ruminação sem fim.

Existe uma tradução para a palavra “hangxiety”?

Não existe uma tradução precisa de “hangxiety” em português, mas a palavra é formada pela junção de “hangover” (ressaca) e “anxiety” (ansiedade). Portanto, pode ser entendida como “ansiedade após a ressaca” ou “ansiedade de ressaca”.

Qual a diferença de ansiedade para o termo hangxiety?

A ansiedade é uma sensação de preocupação ou medo que pode ser persistente e impactar o dia a dia. Por outro lado, a “hangxiety” se refere à ansiedade que surge após o consumo de álcool, frequentemente provocada pelos efeitos físicos da ressaca, como dores de cabeça, desidratação e mal-estar, que podem intensificar a ansiedade que a pessoa já sente.

Qual a relação da hangxiety com quem bebe álcool socialmente?

Uma pesquisa realizada na Holanda mostrou que aproximadamente 12% da população enfrenta a ansiedade pós-bebida. Isso acontece em função do efeito depressor que o álcool tem em relação ao nosso cérebro. Uma vez que a bebida entra em nosso corpo, ela altera o comportamento de determinados mensageiros químicos.

Deste modo, há um aumento do ácido gama-aminobutírico (GABA), o neurotransmissor capaz de deixar as pessoas mais relaxadas e desinibidas. É por essa razão, que você se sente mais à vontade em um ambiente quando bebe.

A ansiedade vem no dia seguinte, pois você ficou tão relaxado, que seu glutamato, aminoácido associado à memória, foi bloqueado durante a bebedeira. Então, suas lembranças são apenas flashs pela manhã.

homem de negócios adulto sentindo-se sério, pensativo e preocupado, olhando de lado com a mão apoiada no queixo
A ansiedade na ressaca pode trazer pensamentos de preocupação em relação à noite anterior/Shutterstock – Foto Colaborador Kues

Os genes também afetam a forma como o corpo metaboliza o álcool, e, por isso, algumas pessoas podem sentir sintomas mais intensos na ressaca, bem como ter ainda mais ansiedade. Em outras palavras, dependendo dos genes do indivíduo, a hangxiety pode ser ainda maior.

Como amenizar os efeitos da ansiedade na ressaca?

Em primeiro lugar, tente amenizar os sintomas da própria ressaca física. Acima de tudo, mantenha a hidratação em dia, descanse (se puder), e na sequência cuide do seu bem-estar mental.

Uma boa dica é conversar com amigos e familiares sobre a noite anterior, os relatos de outras pessoas que também beberam podem te ajudar a amenizar suas preocupações, e você ainda vai dar boas risadas. Além disso, faça coisas que te deixem bem, como meditar ou fazer uma sessão de terapia.

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.