Amazon enfrenta julgamento por dificultar cancelamento do Prime

FTC acusa gigante do e-commerce de enganar milhões de clientes e transformar o cancelamento da assinatura em um “labirinto digital”
Leandro Costa Criscuolo22/09/2025 16h45
prime
Imagem: KK Stock/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) iniciou esta semana um processo civil contra a Amazon, acusando a empresa de enganar quase 40 milhões de clientes ao dificultar o cancelamento do Prime, seu serviço de assinatura com mais de 200 milhões de membros.

O caso, que será julgado em Seattle, é considerado um teste para a ofensiva da FTC contra práticas digitais enganosas, conhecidas como dark patterns.

Sede da FTC
Agência reguladora dos EUA quer proibir táticas que dificultem encerrar assinatura do Prime e responsabilizar executivos individualmente (Imagem: DCStockPhotography/Shutterstock)

Assinatura fácil, cancelamento difícil

  • Segundo a FTC, a Amazon criou um verdadeiro “labirinto” de cancelamento — apelidado internamente de “Ilíada” — que exigia navegar por quatro páginas e escolher entre 15 opções antes de encerrar a assinatura.
  • A agência também acusa a empresa de ocultar informações sobre cobranças e testes gratuitos.
  • A Amazon nega irregularidades e afirma que sempre ofereceu meios simples para o cliente cancelar.

Impacto potencial e precedentes

O juiz John Chun já decidiu que a Amazon violou leis de proteção ao consumidor ao cobrar antes de divulgar os termos do serviço, mas o júri ainda decidirá se houve consentimento adequado e se o cancelamento era de fato simples.

Três executivos da Amazon, incluindo Neil Lindsay e Jamil Ghani, podem ser responsabilizados individualmente se houver comprovação de má conduta.

Leia mais

amazon prime
Processo da FTC busca punições e reembolsos; empresa nega práticas enganosas e diz que cancelamento sempre foi simples – Imagem: MAXSHOT.PL/Shutterstock

A ação faz parte de uma estratégia mais ampla da FTC para coibir armadilhas digitais usadas por empresas de tecnologia, academias e até apps de transporte.

Para especialistas, o caso pode estabelecer um precedente importante. “Se suas práticas forem consideradas uma violação da lei, todos prestarão atenção”, disse Prentiss Cox, professor de direito na Universidade de Minnesota.

Apesar do risco jurídico, analistas acreditam que o impacto financeiro será limitado: 95% dos membros Prime não planejam cancelar suas assinaturas.

Caixa de papelão com uma fita adesiva com o logo Amazon Prime
Caso contra a Amazon pode definir futuro das regras sobre armadilhas digitais em serviços de assinatura online (Imagem: Fabio Principe/Shutterstock)


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.