Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Departamento de Justiça dos EUA solicitou que o Google seja desmembrado para resolver seu suposto monopólio sobre tecnologia de publicidade digital, em audiência iniciada nesta segunda-feira (22) no Tribunal Distrital do Leste da Virgínia, conforme revelado pelo New York Times.
Ofertas
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
A juíza Leonie M. Brinkema decidirá nos próximos meses sobre as medidas, que podem remodelar o setor.

Governo defende cisão estrutural
- Em sua abertura, o DOJ pediu que o Google venda o software que conecta anunciantes a editores e abra o código das ferramentas usadas para leiloar espaço publicitário.
- “Nada menos que um desinvestimento estrutural é suficiente para trazer mudanças significativas”, afirmou Julia Tarver Wood, advogada do governo.
- O departamento alega que o Google controla 87% do mercado americano de tecnologia de anúncios e monopoliza três partes essenciais: o sistema de inventário de editores, as ferramentas de licitação dos anunciantes e a bolsa de anúncios.
Leia mais:
- 5 motivos pelos quais as IAs ainda não substituem a pesquisa no Google
- Advangle: o que é e como funciona o otimizador de buscas no Google e no Bing
- 5 coisas que você provavelmente não sabe sobre o buscador Google

Google contesta e propõe alternativas
O Google argumentou que a proposta é “radical e imprudente”, oferecendo mudanças mais graduais no software, compatibilizando-o com concorrentes e ajustando regras de leilão de anúncios.
A juíza Brinkema sinalizou anteriormente que está considerando a cisão como opção, diferentemente de outro caso recente envolvendo monopólio em buscas, em que a empresa evitou vender o navegador Chrome.
Impacto potencial
Especialistas afirmam que a decisão pode definir precedentes para processos antitruste envolvendo outras gigantes da tecnologia, como Meta, Amazon e Apple.
O julgamento deve durar duas a três semanas, e seus resultados podem influenciar como o governo e os tribunais tratam o domínio das grandes empresas sobre comércio e comunicação digital.
