Você conhece o Google e o Bing, claro. Você também sabe que existe a pesquisa avançada para melhorar seus resultados. Agora, você sabia que existe um site que te ajuda a construir as queries rapidamente para os dois buscadores? Então, este é o Advangle. Veja nesta matéria o que é o serviço, como funciona e se ele é confiável.

O que é Advangle?

Advangle é um serviço de construção de consultas no Bing e Google. Em outras palavras, significa que consegue criar uma query personalizada com vários parâmetros, como domínio, idioma e data de publicação.

publicidade

Para começar, o site é gratuito. Outra vantagem é que você pode desativar (sem remover) as condições de uma consulta para experimentar diferentes combinações de parâmetros e escolher os mais adequados. Além disso, você pode salvar suas consultas para acessá-las mais facilmente no futuro.

Aqui, vale dizer que o Advangle é uma interface e quem está por trás do site é a biblioteca de componentes EasyQuery.

publicidade

Leia também:

Como usar o Advangle

Nesta seção, vamos te ensinar a criar uma conta e a usar a ferramenta. Como não é obrigatório fazer login para usar o serviço, fica a seu critério criar um usuário e senha para você, ok?

publicidade

Como criar sua conta

  1. Acesse o site do Advangle e clique em “Sign In” no topo da página:
Como criar conta no Advangle - Passo 1
  1. Na próxima página, toque em “Register”:
Como criar conta no Advangle - Passo 2
  1. Agora, informe seu nome de usuário (“User name”), seu endereço de e-mail (“Email address”) e sua senha (“Password”). Quando terminar, clique em “Register”:
Como criar conta no Advangle - Passo 3

Importante: para mim, o site está com bug pelo navegador Chrome (Versão 111.0.5563.111). Após criar meu usuário, ele reconheceu meu login, mas criou um redirecionamento para uma página inexistente (“http://advangle.com/Query/NewQuery”). Para contornar o bug, acessei a página “About“, saí da conta e entrei no site sem usuário.

O ponto negativo deste bug é que sem login não é possível salvar suas queries.

publicidade

Como usar

Antes de começar a sua query, olhe para a coluna à esquerda do site. Ali, estão os atributos, que são as características que você quer adicionar na sua busca:

O que são atributos no Advangle?

Veja quais condições estão disponíveis:

  • Texto da página;
  • Domínio;
  • País;
  • Idioma;
  • Data de publicação;
  • Título;
  • Âncora;
  • Corpo;
  • Tipo de arquivo;
  • URL.

Agora que você já conhece os atributos, pode criar sua query. Para isso, clique em uma condição para adicioná-la no campo de nova busca e edite-a conforme a necessidade.

Por exemplo, ao adicionar a condição “Texto da página” é possível escolher se o texto deve ter todas as palavras, não contém nenhuma das palavras, entre outras opções:

Como criar uma query

Depois, você deve adicionar o valor para cada condição. Ainda usando o exemplo anterior, no atributo “Texto da página” você deverá inserir o texto que está procurando (ou excluindo).

Para ficar mais claro como as condições conversam entre si, veja a seguinte query:

Como criar uma query

Veja o que esta query indica:

  • Texto da página deve conter a frase exata: “SEO” ou “search engine optimization” ou “search engine marketing”;
  • Domínio deve conter blogspot ou wordpress.

Quando você adicionar atributos iguais, a ferramenta selecionará automaticamente o conector “and” (e). Já quando você incluir condições diferentes, o site selecionará o conector “or” (ou).

Ainda sobre condições, é importante você saber que pode ativá-las ou desativá-las. Para isso, basta clicar na caixinha ao lado dos atributos:

Como criar uma query

Por fim, a última etapa é abrir a query no buscador. Para isso, basta clicar em “Open” ao lado do Google ou do Bing:

Como criar uma query

Advangle é confiável?

De acordo com o Site Confiável, o Advangle possui alguns pontos de atenção: ele aparece em quatro resultados no Google, tem HTTPS inválido e não tem SSL.

Advangle é confiável

Apesar dessas indicações, o Avast não acusou nenhum problema ao acessar este site. Ao contrário de outros serviços gratuitos, ele não abriu propagandas para permitir o uso das queries.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!