Lua hoje (Imagem: Shutterstock)
Hoje, 24 de setembro de 2025, a Lua está na fase Nova, está 4% visível e crescendo. Faltam 5 dias para a Lua Crescente. Confira o calendário completo de fases da Lua em setembro.
As informações sobre as fases da Lua do mês de setembro são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As fases da Lua no mês de setembro de 2025 começaram já no dia 7 com a chegada da Lua Cheia e o fim da Lua Crescente de agosto. A mudança ocorreu às 15h10.
Já no dia 14 foi a vez da Lua Minguante, às 07h35. A Lua Nova surgiu às 16h54 do dia 21 do mês. As fases da Lua do mês de setembro de 2025 contam ainda com a Lua Crescente, no dia 29 às 20h54.
Leia mais:
Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias.
Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).
Na Lua Nova, o satélite se posiciona entre a Terra e o Sol. Isso faz com que o lado iluminado da Lua fique voltado para o Sol, enquanto o lado escuro fica voltado para nós. Por esse motivo, a Lua não é visível no céu noturno. Essa fase marca o início de um novo ciclo lunar e está relacionada ao recomeço e a novas possibilidades.
Depois da Lua Nova, surge a fase Crescente. Aos poucos, uma pequena faixa iluminada começa a aparecer no céu, aumentando noite após noite. No início, vemos apenas um fino arco de luz, mas com o passar dos dias a parte iluminada cresce até que metade da Lua esteja visível, momento chamado de Quarto Crescente. Essa fase simboliza crescimento, desenvolvimento e a construção de novos caminhos.
Na Lua Cheia, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua. Isso permite que o lado lunar voltado para nós receba luz por completo, tornando-se totalmente visível e brilhante no céu. É o período de maior intensidade luminosa, quando a Lua nasce no horizonte exatamente no momento em que o Sol se põe. A Lua Cheia é associada à plenitude, ao auge de processos e à energia em seu ponto máximo.
Após a Lua Cheia, a luz da Lua começa a diminuir gradualmente. A cada noite, vemos menos da sua superfície iluminada. Quando apenas metade dela está visível, ocorre o Quarto Minguante, fase oposta ao Quarto Crescente. A Lua continua a perder luminosidade até chegar novamente à Lua Nova, reiniciando o ciclo. A fase Minguante simboliza reflexão, encerramento e preparação para novos começos.
Hoje a Lua está na fase Nova.
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de setembro de 2025 20:05
Deixe seu comentário