Amazon pagará US$ 2,5 bilhões para encerrar processo sobre Prime

Processo acusava a Amazon de enganar consumidores e dificultar o cancelamento de assinaturas do serviço Prime
Leandro Costa Criscuolo25/09/2025 13h58
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(Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)
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A Amazon concordou em pagar US$ 2,5 bilhões para encerrar as acusações da Comissão Federal de Comércio (FTC) de que teria enganado milhões de usuários para assinar o Amazon Prime e dificultado o cancelamento do serviço.

O acordo foi anunciado nesta quinta-feira (25), apenas três dias após o início do julgamento em um tribunal federal de Seattle.

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Amazon desembolsa bilhões para encerrar batalha judicial – Imagem: MAXSHOT.PL/Shutterstock

Termos de assinatura mais claros e cancelamento mais fácil

Segundo a FTC, o valor inclui US$ 1 bilhão em multa civil e US$ 1,5 bilhão em reembolsos para cerca de 35 milhões de clientes afetados.

A Amazon não admitiu irregularidades, mas se comprometeu a deixar mais claros os termos de assinatura, obter consentimento explícito dos consumidores antes de cobrar pelo serviço e oferecer um método simples de cancelamento.

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Acordo com a FTC inclui reembolso a 35 milhões de clientes e exige mudanças na forma de inscrição e cancelamento – Imagem: Mehaniq/Shutterstock

Multa é uma das maiores da história da FTC

  • O acordo também proíbe condutas ilegais por parte de dois executivos da Amazon ligados ao Prime.
  • O presidente da FTC, Andrew Ferguson, classificou a decisão como uma “vitória monumental” e prometeu endurecer a fiscalização contra práticas enganosas.
  • Apesar do valor bilionário, a multa representa apenas cerca de 0,1% do valor de mercado da Amazon, hoje próximo a US$ 2,4 trilhões.
  • As ações da empresa subiram ligeiramente após o anúncio.

O caso se soma a um processo antitruste mais amplo movido pela FTC e 17 estados, que acusam a Amazon de abusar de seu poder de mercado para sufocar concorrentes — julgamento que está previsto para 2027.

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Empresa vai pagar US$ 2,5 bilhões a órgão regulador dos EUA após acusações de enganar clientes para assinar o Prime – Imagem: KK Stock/Shutterstock


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Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.