Clientes já aceitam IA no atendimento ao cliente – e às vezes até preferem

Meta-análise com 282 mil pessoas revela que chatbots são tão bem avaliados quanto humanos em várias situações
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 26/09/2025 06h00
chatbot atendimento
Imagem: Chay_Tee/Shutterstock
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Quando compramos online, muitas vezes somos atendidos por chatbots ou assistentes virtuais que ajudam a rastrear pedidos ou processar devoluções. Mas será que os clientes realmente se importam se quem os atende é humano ou uma máquina?

Uma meta-análise internacional conduzida por Holger Roschk, da Universidade de Aalborg (na Dinamarca), e colegas da Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt (na Alemanha) analisou 327 estudos com quase 282.000 participantes.

A pesquisa, publicada no Journal of Marketing, concluiu que agentes artificiais são frequentemente recebidos de forma tão positiva quanto humanos, e a diferença na experiência do cliente costuma ser menor do que se imagina.

Pesquisadores destacam que IA é bem-vinda em tarefas que exigem eficiência, mas lembram: empatia humana ainda é insubstituível – Imagem: PeopleImages/Shutterstock

Contexto e tipo de tarefa fazem a diferença

  • Os chatbots se saem particularmente bem em situações potencialmente constrangedoras, como compras de produtos de saúde ou itens íntimos, e também em tarefas que envolvem cálculos, recomendações de tamanho ou estimativa de tempo.
  • Robôs com presença física se destacam em atividades que exigem habilidades manuais, como serviço de quarto ou logística.
  • Agentes artificiais também podem lidar melhor com respostas negativas, como rejeição de pedidos de empréstimo, pois a “insensibilidade” da máquina tende a desarmar o cliente.
Pesquisa internacional aponta que, em compras constrangedoras e processos de devolução, o atendimento automatizado pode superar o humano – Imagem: koonsiri boonnak/Shutterstock

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Humanos oferecem o que as máquinas não podem

Roschk ressalta, porém, que máquinas não substituem humanos. Empatia, espontaneidade e julgamento situacional ainda são essenciais.

A recomendação para empresas é usar IA para aliviar funcionários em tarefas repetitivas ou complexas, permitindo que os humanos se concentrem no que exige sensibilidade e discernimento.

Chatbot atendimento.
Robôs podem se sair melhor no atendimento a clientes quando se trata de tarefas repetitivas (Imagem: Pingingz/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.