Sistema já vinha sendo utilizado (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)
Nesta quarta-feira (1), o Pix passou a contar com nova função: o “botão de contestação” para casos de fraude, golpe e coerção, segundo o Banco Central (BC).
Oficialmente, a ferramenta se chama Mecanismo Especial de Devolução (MED) e permite, ao usuário, contestar uma transação via Pix de forma digital, não havendo interferência de atendentes humanos do banco. O botão é acionado diretamente no app da instituição financeira e já existe de forma privada em alguns bancos, como no Bradesco.
Hoje em dia, a devolução dos valores se dá a partir da conta usada originalmente na fraude. Mas os fraudadores conseguem retirar o dinheiro da conta de forma ágil, impedindo que o banco de destino realize a devolução para a pessoa lesada.
Leia mais:
Cada banco terá uma forma de proporcionar o botão, mas o sistema deverá ser similar ao do Bradesco, por exemplo. Nesse banco, a opção está em “Pix” > “Contestações”. Por meio dela, é possível acompanhar as contestações em andamento e as concluídas.
Para solicitar uma contestação por lá, deve-se ir ao “Extrato Pix”, selecionar o valor a ser contestado na lista e clicar no botão “Contestar este Pix”. Daí em diante, basta seguir os passos apresentados na tela.
Pode ser que as demais instituições financeiras tenham opções similares ou distintas, mas dependerá de cada banco.
Usar o Nubank para enviar Pix ficou ainda mais simples com a chegada do recurso “Pix por áudio ou mensagem”, que transforma trechos de texto, voz ou imagens vindos do WhatsApp em transações rápidas. Ao invés de preencher formulários manuais com valor e chave, o cliente só precisa enviar uma frase e o app já atualiza o pagamento de forma quase automática.
Leia a matéria completa aqui
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de setembro de 2025 17:52