Rede social segue na cola do TikTok (Imagem: Worawee Meepian/Shutterstock)
Nesta quinta-feira (2), o chefe do Instagram, Adam Mosseri, explicou no Threads que a plataforma passará por mais uma reformulação que o deixará ainda mais similar ao TikTok.
A ideia é que, ao abrir o aplicativo, você se depare com a aba de Reels, e não mais com sua timeline. Ou seja, uma vez no Instagram, você já vai começar a ver vídeos — da mesma forma que na plataforma chinesa. Contudo, a novidade está em fase de testes para “um pequeno grupo de pessoas“.
Mosseri disse que “uma ótima maneira de gerar bastante atenção é reformular um aplicativo usado por alguns bilhões de pessoas, então não levo essa ideia de ânimo leve”.
“Reels e mensagens diretas [DMs, na sigla em inglês] impulsionaram a maior parte do nosso crescimento no Instagram nos últimos anos, então, estamos explorando torná-las as duas primeiras abas. Esta é apenas uma opção disponível para um pequeno grupo de pessoas na Índia a partir de hoje [2]“, prosseguiu.
O executivo também deixou claro que a clássica timeline, que acompanha a rede social desde sua criação, em 2010, anterior à compra pela Meta, não vai sumir. “As fotos das contas que você segue ainda estão na aba inicial. Se você optar por participar, pode cancelar imediatamente se não gostar“, explicou.
Leia mais:
Segundo o 9to5Mac, são vários os indícios:
A começar pelo destaque que Mosseri dá aos Reels e às DMs, exacerbando que são as principais formas de uso do Instagram, motivando a mudança. Outro dado importante é que a rede da Meta compete diretamente com o TikTok, que tem, como aba inicial, os vídeos de seus usuários, o que já foi provado que é um sucesso.
Ainda, apesar do teste estar limitado a um punhado de usuários, a empresa já liberou o novo design na primeira versão de seu app para iPad. Nela, o Reels está na frente e centralizado, mostrando que uma mudança similar deverá ocorrer no aplicativo desenvolvido para iPhone.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de outubro de 2025 23:32