Vision Pro: Apple quer mudar a forma como você assiste transmissões esportivas

O dispositivo da Apple irá oferecer um conteúdo imersivo durante transmissões ao vivo de partidas de basquete
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 10/10/2025 08h01
Apple Vision Pro
Imagem: Ringo Chiu/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mesmo com resultados de vendas muito abaixo do esperado, a Apple decidiu não abandonar o seu projeto de óculos de realidade virtual. Pelo contrário, a empresa se prepara para lançar novidades do Vision Pro.

Uma delas diz respeito a uma parceria com o Los Angeles Lakers, um dos principais times da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos. O dispositivo irá oferecer um conteúdo imersivo durante transmissões ao vivo de partidas da equipe.

Logo da Apple em uma fachada
Apple está tentando “salvar” produto (Imagem: Paolo Bona/Shutterstock)

Tentativa de atrair novo público

O Vision Pro possui uma verdadeira biblioteca de conteúdo imersivo, incluindo um curta roteirizado que se passa dentro de um submarino, um show da banda Metallica e até mesmo um curta-metragem do NBA All-Star Weekend de 2024. Mas os jogos do Lakers serão os primeiros esportes que poderão ser assistidos ao vivo no Apple Immersive Video.

De acordo com a Apple, “os usuários do Vision Pro poderão sentir a intensidade de cada jogo como se estivessem na quadra, com perspectivas impossíveis de capturar em transmissões tradicionais”. Essa é uma forma da empresa tentar atrair novos compradores para o dispositivo.

lebron james lakers nba
Lakers é o time do astro LeBron James (Imagem: Chris Schwwegler/NBA)

O primeiro jogo do Lakers no Apple Immersive estará disponível no início do ano que vem por meio do aplicativo da NBA ou do novo app Spectrum SportsNet. A programação completa das partidas será revelada nas próximas semanas. Também será necessário ter o visionOS 26 para poder usufruir da nova experiência. As informações são do portal The Verge.

Leia mais

Preço dos óculos de realidade virtual é considerado uma barreira para popularização do dispositivo (Imagem: divulgação/Apple)

Apple Vision Pro não ‘decolou‘

  • Quase oito meses após ser revelado, a Apple começou a entregar no início de fevereiro de 2024 os primeiros óculos de realidade virtual para os clientes dos Estados Unidos;
  • O Vision Pro pesa cerca de 600 gramas e possui três opções de armazenamento: 256 GB, 512 GB e 1 TB;
  • Além disso, conta com seis microfones e 12 câmeras, que permitem gravar vídeos e tirar fotos em três dimensões;
  • Os óculos de realidade virtual usam o sistema operacional visionOS, que suporta centenas de aplicativos;
  • O dispositivo é equipado com dois chips principais: o M2, que executa o sistema, e o R1, que se concentra em processar as imagens;
  • O preço de entrada do Vision Pro é US$ 3.499 (mais de R$ 18 mil), mas pode chegar a US$ 5.200 (cerca de R$ 28 mil) com configurações mais avançadas e acessórios como bolsa e bateria externa;
  • A Apple não revela os números oficiais de vendas, mas, segundo levantamentos realizados por analistas internacionais, a empresa reduziu a expectativa de comercialização do produto em 2024;
  • Especialistas apontam que o fraco resultado não tem relação com a qualidade do Vision Pro, mas com o preço, simplesmente inacessível para o consumidor médio de qualquer país.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.