3 motivos para desligar o Wi-Fi do roteador de vez em quando

Reiniciar o seu equipamento pode ser muito mais vantajoso do que você imagina. Os motivos a seguir vão fazê-lo adotar essa prática!
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 12/10/2025 20h20
Roteador Xiaomi
Pessoa segurando um roteador da Xiaomi - Crédito editorial: humphery / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você sabia que há pessoas que desligam seus roteadores e modens de Wi-Fi com uma certa frequência? Essa ação tem como objetivo garantir que a rede mantenha sua qualidade de funcionamento e que possíveis falhas sejam corrigidas. Além disso, muitas vezes basta ficar offline por alguns segundos. No entanto, há quem opte por desligar o aparelho toda noite. 

Antes de ver os motivos para desligar o Wi-Fi, saiba que a melhor forma não é desconectá-lo da tomada, mas sim verificar se há um aplicativo móvel disponibilizado pelo fabricante. Se tiver, provavelmente por meio dele é possível reiniciar o software diretamente. 

Leia mais:

Caso seja necessário realizar o processo físico, primeiramente tire o modem da tomada, se ele não estiver junto do roteador. Depois, retire o roteador Wi-Fi e espere cerca de 30 segundos. Em seguida, ligue o modem novamente e aguarde até que a luz de status fique verde ou branca. Por fim, conecte o roteador.

mulher colocando roteador em cima de mesa em um ambiente de sala
Imagem: Pixel-Shot/Shutterstock

É importante que você saiba que não existe uma regra em relação à frequência com que você precisa desligar o Wi-Fi. No entanto, fazer isso todos os dias é uma prática um tanto desnecessária, pois falhas não aparecem com grande frequência. Tente fazer isso uma vez por mês.

3 motivos para desligar o Wi-Fi do roteador de vez em quando

Os roteadores são equipamentos com processadores e softwares integrados responsáveis pelo gerenciamento das configurações e pela execução de diversos processos rotineiros em segundo plano, com os quais você não precisa se preocupar.

Entre as atividades estão a criptografia, acesso remoto, priorização de tráfego e gerenciamento de usuários. Por conta disso, ele pode sofrer com alguns bugs ocasionalmente. Então, a reinicialização pode ajudar a corrigi-los.

Roteador
Pessoa preparada para reiniciar um roteador – Imagem: Proxima Studio/Shutterstock

1. Limpeza dos dados armazenados em cache 

Ao promover a limpeza dos dados armazenados em cache e forçar os processos a reiniciarem suas ações do zero, você ajuda o sistema a corrigir possíveis bugs.

2. Melhora do desempenho

O processo ajuda a solucionar problemas de congestionamentos locais na sua rede. Além disso, há a chance de ser estabelecida uma nova conexão com o seu provedor de internet (ISP), o que pode tornar a sua rede mais estável e, consequentemente, melhorar o desempenho.

Pessoa acessando o Wi-Fi
Pessoa acessando uma rede Wi-Fi pelo celular – Imagem: Shutterstock/A_stockphoto

3. Pode gerar uma atualização de software em seu roteador

Apesar de serem raras e dependerem do modelo do seu roteador, as atualizações podem ajudar a corrigir erros de segurança e outros problemas capazes de afetar o desempenho e até a compatibilidade do equipamento.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.