Holanda usa nova lei para assumir controle da Nexperia, fabricante chinesa de semicondutores

O governo holandês assumiu controle da Nexperia para garantir suprimento de chips na Europa, após restrições chinesas afetarem a indústria
Por Valdir Antonelli, editado por Layse Ventura 13/10/2025 16h47
ue-chips-1-1920x1080
Imagem: VGV MEDIA/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em uma ação inesperada, o governo holandês assumiu o controle da Nexperia, fabricante chinesa de semicondutores com produção no país.

A medida, de acordo com a CNBC, foi necessária para “garantir que um suprimento suficiente de seus chips permaneça disponível na Europa”.

A invocação da Lei de Disponibilidade de Bens foi tomada para evitar uma situação em que os bens produzidos pela Nexperia ficassem indisponíveis em uma emergência. Imagem: T. Schneider/Shutterstock

Empresa é especializada em chips para diversas indústrias

A Nexperia, empresa ligada à chinesa Wingtech Technology, fabrica chips em grande escala usados em carros, eletrônicos e produtos de consumo. Seu trabalho é essencial para manter o funcionamento das cadeias de suprimentos em toda a zona do euro.

Para garantir esse suprimento, o governo holandês divulgou que havia invocado a “Lei de Disponibilidade de Bens” contra a empresa em setembro, procurando “evitar uma situação em que os bens produzidos pela Nexperia ficassem indisponíveis em uma emergência”.

Leia mais:

Ilustração 3D de processador de chip de CPU e placa de circuito.
A Nexperia é uma empresa ligada à chinesa Wingtech e fabrica chips em larga escala para carros, eletrônicos e produtos de consumo. Imagem: 3Dsss / Shutterstock.com

Segundo a CNN, essa foi a primeira vez que a lei foi invocada, o que levou a uma queda de 10% nas ações da Wingtech na Bolsa de Xangai.

Governo não assumirá controle real sobre a empresa

  • O governo holandês não assumirá o controle da Nexperia, mas terá o poder de reverter ou bloquear qualquer decisão que a empresa tome e que seja considerada prejudicial para a economia europeia.
  • Em comunicado, o Ministério da Economia explicou que a medida foi “altamente excepcional” e tomada devido aos “sinais recentes e agudos de graves deficiências e ações de governança” por parte da Nexperia.
  • Governado atualmente por uma frágil coalizão de direita – com novas eleições convocadas para o final de outubro –, a Holanda costuma cooperar com os Estados Unidos “nos controles da indústria de chips para computador”, explica matéria na CNN.
  • No entanto, o porta-voz do Ministério da Economia afirmou que não houve envolvimento dos Estados Unidos na decisão, e que o momento foi “pura coincidência”.
Porta-voz do Ministério da Economia afirmou que não houve envolvimento dos Estados Unidos na decisão, e que o momento foi “pura coincidência”. Imagem: William Potter/Shutterstock

Controladora da Nexperia critica decisão do governo holandês

Em publicação excluída do WeChat, arquivada e traduzida pelo blog chinês Pekingnology, a Wingtech critica a “decisão do governo holandês de congelar as operações globais da Nexperia sob pretexto de ‘segurança nacional’”. Para a empresa, a decisão “constitui uma intervenção excessiva motivada por viés geopolítico, em vez de uma avaliação de risco baseada em fatos”.

[A Nexperia] cumpre todas as leis e regulamentos existentes, controles de exportação e regimes de sanções.

Porta-voz da Nexperia à CNBC.

A CNBC explica que a medida foi decidida depois que o governo chinês reforçou suas restrições à exportação de elementos de terras raras e ímãs, o que pode impactar a indústria europeia.

Valdir Antonelli
Colaboração para o Olhar Digital

Valdir Antonelli é jornalista com especialização em marketing digital e consumo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.