Com foco no conforto, Apple lança nova versão do Vision Pro

Os novos óculos de realidade virtual da Apple poderão ser adquiridos a partir do dia 22 de outubro no site da empresa
Alessandro Di Lorenzo15/10/2025 11h55
Apple-vision-pro-1-1920x1080
Imagem: divulgação/Apple
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Apesar do desempenho bem abaixo do esperado, a Apple decidiu não abandonar o seu projeto de óculos de realidade virtual. Após meses de muita especulação, a empresa lançou oficialmente nesta quarta-feira (15) o novo Vision Pro.

Os grandes destaques do dispositivo são a adoção de um chip mais poderoso e a inclusão de uma nova alça que promete deixar a experiência dos usuários mais confortável. Já o preço, fator considerado fundamental para o fracasso da versão original, continua o mesmo.

Vendas do produto começam no dia 22 de outubro (Imagem: divulgação/Apple)

Design permanece o mesmo

Em comunicado, a Apple revelou que a nova versão do óculos de realidade virtual conta com o chip M5, muito mais poderoso do que o M2 utilizado no Vision Pro original. A empresa promete que a mudança garantirá um processamento mais rápido e renderização de imagem mais detalhada.

Os recursos de inteligência artificial seguem praticamente os mesmos, mas a big tech diz que os fluxos de trabalho com a ferramenta agora serão mais rápidos. Já a duração da bateria foi melhorada em cerca de 30 minutos, suportando até duas horas e meia de uso geral e até três horas de reprodução de vídeo sem a necessidade de recarga.

Apple expande produção no Vietnã e aposta em robôs e dispositivos para casas inteligentes
Apple apresentou a novidade nesta quarta-feira (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

Outra novidade é a nova alça chamada Dual Knit Band. Segundo a Apple, ela “ajudará os usuários a obter um ajuste ainda mais confortável”, reduzindo a tensão no pescoço, uma das principais reclamações após o lançamento do Vision Pro.

Os novos óculos de realidade virtual poderão ser adquiridos a partir do dia 22 de outubro deste ano no site da Apple. O preço segue o mesmo da versão original do produto, com o modelo base saindo por US$ 3.499 (cerca de R$ 19 mil).

Leia mais

Preço dos óculos de realidade virtual é considerado uma barreira para popularização do dispositivo (Imagem: divulgação/Apple)

Apple Vision Pro terá uma segunda chance

  • Quase oito meses após ser revelado, a Apple começou a entregar no início de fevereiro do ano passado os primeiros óculos de realidade virtual para os clientes dos Estados Unidos;
  • O Vision Pro original pesava cerca de 600 gramas e possui três opções de armazenamento: 256 GB, 512 GB e 1 TB;
  • Além disso, contava com seis microfones e 12 câmeras, que permitem gravar vídeos e tirar fotos em três dimensões;
  • A Apple não revela os números oficiais de vendas, mas, segundo levantamentos realizados por analistas internacionais, a empresa reduziu a expectativa de comercialização do produto em 2024;
  • Especialistas apontam que o fraco desempenho não tem relação com a qualidade do Vision Pro, mas com o preço, simplesmente inacessível para o consumidor médio de qualquer país.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.