Impulsionada pelo Brasil, América Latina assume protagonismo na transição energética

Região possui uma das redes de energia mais limpas do mundo, com cerca de 60% da eletricidade gerada a partir de fontes renováveis
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Layse Ventura 16/10/2025 13h55
energia renovavel
Fontes limpas representam 34,3% de toda a matriz, ante 32,7% no ano passado (Imagem: Blue Planet Studio/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A geração de energia a partir de alternativas limpas está ganhando força como forma de combater as mudanças climáticas. Além dos benefícios para o planeta, a transição energética também é uma aposta para atender ao aumento da demanda, impulsionada pelo boom da inteligência artificial.

Em meio a este cenário, diversos países se comprometeram a substituir sistemas baseados em combustíveis fósseis. Mas, ao contrário do que se possa imaginar, essa transformação não está sendo liderada pelas nações mais ricas.

Geração de energia solar tem crescido na região (Imagem: tigerstrawberry/iStock)

América Latina é exemplo para o mundo

Dados da Statista, plataforma online que oferece estatísticas sobre os mais diversos assuntos, apontam que a América Latina e o Caribe possuem uma das redes de energia mais limpas do mundo. Nestes locais, cerca de 60% da eletricidade é gerada a partir de fontes renováveis, enquanto na União Europeia o número ainda fica abaixo dos 50%.

Além disso, os investimentos no setor têm aumentado. São mais de 1.800 projetos atualmente em desenvolvimento, com custo estimado de US$ 113 bilhões (mais de R$ 610 bilhões), segundo dados da BNamericas.

Região pode servir como exemplo para substituir sistemas baseados em combustíveis fósseis (Imagem: Lane V. Erickson/Shutterstock)

E ainda há muito espaço para melhorar. No México, por exemplo, 75% da energia produzida ainda depende de combustíveis fósseis. As autoridades do país projetam reduzir este número nos próximos anos, conforme informações do portal ContraRéplica-Puebla.

Por outro lado, o Brasil é um exemplo a ser seguido. No país, a geração de eletricidade a partir de fontes renováveis chega a aproximadamente 88%, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Ministério de Minas e Energia.

Leia mais

COP30
COP 30 reunirá delegações do mundo todo para discutir formas de proteger o meio ambiente (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Novos compromissos ligados à energia limpa podem ser assinados

  • A expectativa é que o assunto seja discutido durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
  • O evento, que vai reunir lideranças do mundo todo, vai acontecer de 10 a 21 de novembro em Belém, no Pará, aqui no Brasil.
  • A ideia é que novos compromissos para acelerar a implementação de fontes de energia limpa sejam firmados.
  • Um cenário que pode confirmar o protagonismo da América Latina no setor.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.