O Japão enfrenta um aumento sem precedentes de ataques de ursos a humanos, que já resultaram em sete mortes e cerca de cem feridos desde abril, segundo o Ministério do Meio Ambiente. É o maior número de fatalidades desde o início dos registros oficiais, em 2006.
As ocorrências se concentram nas regiões do nordeste e em Hokkaido, no norte do país, onde comunidades rurais têm relatado a aproximação cada vez mais frequente dos animais, segundo informa a BBC.

O que está por trás do aumento dos ataques
- As mudanças climáticas estão entre as causas, já que a escassez de nozes de faia (alimento essencial antes da hibernação) tem levado ursos famintos a buscar comida em áreas habitadas.
- Êxodo populacional: o despovoamento das zonas rurais cria espaços silenciosos e com pouca presença humana, facilitando a aproximação dos animais.
- Maior atividade no outono: a temporada pré-hibernação é tradicionalmente mais tensa, mas o número de encontros fatais cresceu além do esperado.
Leia mais:
- Urso mumificado não é o que os cientistas pensavam
- Fósseis revelam que uso de pele de ursos começou há mais de 300 mil anos
- Ameaçada de extinção, população de urso-de-óculos cresce no Peru

Casos assustam a população
Em um dos casos mais recentes, um homem de 60 anos desapareceu enquanto limpava uma banheira termal ao ar livre, sendo o ataque de urso a principal suspeita.
Na província de Iwate, investigadores encontraram sangue humano e pelos de urso no local de outro incidente, enquanto em Gunma, ao norte de Tóquio, um urso de 1,4 metro invadiu um supermercado, ferindo dois homens.
O animal ficou agitado e derrubou prateleiras enquanto tentava encontrar a saída, segundo o gerente da loja, que relatou cerca de 40 clientes presentes no momento do ataque.
Em outro caso, um fazendeiro foi mordido e arranhado por uma ursa acompanhada de seu filhote, e um turista espanhol também foi atacado em um ponto de ônibus na vila de Shirakawa-go, no centro do país.
O Japão abriga duas espécies de urso: o urso-negro-asiático, encontrado em Honshu, e o urso-pardo, maior e exclusivo da ilha de Hokkaido.
