5 dicas para reaproveitar caixa de som velha, como as da JBL

Confira como simples escolhas podem dar vida nova ao dispositivo e ainda gerar descontração a você ou a outras pessoas
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 23/10/2025 05h20
Caixa de som
Caixa de som JBL - Imagem: JBL/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você tem uma caixa de som velha, como as da JBL, em sua casa e está planejando jogá-la fora? Saiba que existem diversas maneiras de reaproveitá-la e evitar que ela se torne apenas um lixo eletrônico. Continue a leitura e veja algumas das principais coisas que podem ser feitas com o item. 

5 dicas para reaproveitar uma caixa de som que você não usa mais

A seguir, você verá que, com um pouco de criatividade, é possível dar utilidade a um aparelho que estava obsoleto em sua casa. Confira as dicas e defina qual delas prefere colocar em prática.

1. Utilize-a para colocar um som que o ajude a dormir

Criança dormindo
Criança escutando ruído branco para dormir nos braços da mãe – Imagem: New Africa/Shutterstock

Muitas pessoas gostam de escutar alguma música ou som relaxante na hora de dormir. Se você faz parte desse grupo, por que não usar a sua caixa de som velha para essas reproduções em seu quarto? Uma ideia bacana é colocar um ruído branco, o que pode ser excelente também para bebês. 

Além disso, a ideia de utilizar uma caixa de som é muito válida, pois evita que você durma com um fone de ouvido ou até mesmo com o seu celular ligado durante a noite inteira. 

Leia mais:

2. Coloque-a no banheiro ou cozinha

Música na cozinha
Mulher escutando música enquanto cozinha – Imagem: Photoroyalty/Shutterstock

Também é muito comum que as pessoas gostem de tomar banho escutando alguma música ou até mesmo curtir um som enquanto realiza tarefas domésticas na cozinha. Nesse caso, a sua caixa de som antiga pode ser muito útil. 

Também vale a pena utilizar a caixa de som para a reprodução de podcast ou audiolivro. Um detalhe importante é que não há a necessidade do seu equipamento antigo ser à prova de água, basta colocá-lo em um local no qual ele não tenha contato com o líquido.

3. Utilize-a em sua área ou até mesmo no seu ambiente de trabalho, se possível

Caixa de som
Caixa de som na área – Imagem: DCBenedectin/Shutterstock

A sua caixa de som pode até ser velha demais para você levá-la à casa de um amigo, a uma festa ou a outros locais que exigem um equipamento mais moderno. Porém, será que não vale a pena colocá-la na área em seu lar? Pense bem: é possível relaxar enquanto escuta uma música tranquilamente.

Pode ser até um eletrônico excelente para aquele dia que você resolve fazer um churrasco só para a família. Se você trabalha em uma oficina, utilizá-la também é uma boa ideia. 

4. Faça dela um alto-falante para PC ou console de jogos

duas pessoas jogando videogame com controles do Playstation 5
Duas pessoas jogando videogame (Imagem: freepik/Freepik)

Caso o aparelho seja Bluetooth estéreo e tenha uma entrada “auxiliar”, essa é uma ótima forma de aproveitá-lo. Isso porque será possível aproveitar um som de qualidade e sem atrasos.

5. Presenteie alguém

presente
Mulher recebendo um presente em uma caixa – Imagem: shisu_ka/Shutterstock

Caso não queira reutilizá-la de nenhuma forma, pense em presentear alguém, pois se o dispositivo ainda estiver funcionando bem, ele pode ser muito útil para outra pessoa. Pense em algum amigo ou familiar que gostaria de ter o item e dê-o de presente a ele.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.