Indústria europeia de reciclagem de plástico colapsa e teme fim do setor

Custos altos, falta de incentivos e concorrência asiática provocam fechamento em massa de usinas, pondo em risco anos de avanço ambiental
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 28/10/2025 15h43
reciclagem plástico
Imagem: Adrian Tambo/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O setor de reciclagem de plástico enfrenta uma crise sem precedentes na Europa e no Reino Unido, com o fechamento em série de fábricas e o cancelamento de novos projetos.

Desde 2023, estima-se que quase um milhão de toneladas de capacidade de reciclagem tenham sido perdidas, segundo a organização Plastic Recyclers Europe.

“Sem ação política decisiva, a Europa substituirá sua indústria de reciclagem pela dependência de importações insustentáveis”, alertou a entidade à BBC.

Especialistas alertam para o risco de “fim da reciclagem como a conhecemos”, caso governos europeus não intervenham rapidamente – Imagem: Kwangmoozaa – Shutterstock

Fechamentos em série e dependência da Ásia

  • Nos últimos dois anos, grandes recicladoras como Biffa, Viridor e Veolia encerraram operações em vários países europeus.
  • Além disso, empresas como Borealis e Dow desistiram de construir novas plantas no continente.
  • Segundo James McLeary, diretor da divisão de polímeros da Biffa, os altos custos de energia e mão de obra, somados à concorrência do plástico virgem e reciclado importado da Ásia, estão levando o setor ao seu “ano mais desafiador até agora”.
  • O Reino Unido, por sua vez, exportou 600 mil toneladas de resíduos plásticos em 2024 – 5% a mais que no ano anterior.

Leia mais:

lixo plastico
Organizações do setor estimam perda recorde de capacidade e pedem reformas urgentes para evitar a dependência de plástico virgem estrangeiro – Imagem: Kunlathida6242/Shutterstock

Apelos por reformas e novas soluções

Autoridades e executivos do setor defendem uma reforma urgente. Steve Morgan, da organização britânica RECOUP, alerta que “estamos quase testemunhando o fim da reciclagem de plástico como a conhecemos”.

A entidade pressiona o governo a criar um sistema único de certificação e reduzir exportações. O Departamento de Meio Ambiente britânico afirma que novas reformas e um programa de devolução de garrafas, previsto para 2027, devem fortalecer o mercado interno.

Apesar das dificuldades, há sinais de resistência: a Enviroo investe £ 58 milhões em uma nova planta no norte da Inglaterra, e empresas como a Plastic Energy apostam em tecnologias avançadas para transformar resíduos em novos materiais.

Imagem mostra um jardim em uma área externa. Em primeiro plano, à direita, há uma caixão de papelão com o símbolo da reciclagem e garrafas plásticas vazias no interior
Empresas europeias encerram operações enquanto especialistas pedem políticas mais firmes e incentivos para manter o setor vivo (Imagem: Deemerwha studio/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.