A empresa de tecnologia Bending Spoons anunciou nesta quarta-feira (29) que firmou um acordo definitivo para adquirir a AOL, provedora de portal web e e-mail, do Yahoo. A aquisição ainda depende de aprovações regulatórias, mas a expectativa é que o trâmite seja concluído até o final do ano.
O valor do acordo não foi divulgado, mas o conglomerado italiano informou que garantiu um pacote de financiamento de dívida de US$ 2,8 bilhões (R$ 15 bilhões) com linhas de crédito fornecidas por grandes bancos, incluindo Goldman Sachs, JP Morgan, HSBC e Intesa Sanpaolo. Uma projeção da Reuters indica que a AOL vale cerca de US$ 1,4 bilhões (R$ 7,5 bilhões).
“A AOL é uma empresa icônica e querida, que está em boa saúde, resistiu ao teste do tempo e acreditamos que possui um potencial ainda não explorado”, disse Luca Ferrari, CEO e cofundador da Bending Spoons. “Estamos confiantes de que somos os gestores certos para a AOL a longo prazo e esperamos atender sua grande e leal base de clientes por muitos anos”, acrescentou.

Longa trajetória
- Estimativas da empresa colocam a AOL entre os dez provedores de e-mail mais usados no mundo, com uma base de clientes altamente fidelizada, composta por cerca de oito milhões de usuários ativos diários e 30 milhões mensais;
- A Bending Spoons prometeu “investir significativamente” nos produtos para ajudar o negócio a prosperar;
- “A AOL e o Yahoo compartilham uma longa história e nossa nova equipe teve a oportunidade de retomar o crescimento da AOL”, disse Jim Lanzone, CEO do Yahoo. “Esta transação nos permitirá focar ainda mais nos planos ambiciosos que temos para os principais produtos do Yahoo, garantindo que a AOL continue prosperando sob nova direção”;
- A gestão da AOL passou por diversas empresas nos últimos anos. Em 2001, foi fundida com a Time Warner antes de ser desmembrada e vendida para a Verizon em 2015 por US$ 4,4 bilhões (R$ 23,5 bilhões);
- Na mudança, AOL e Yahoo passaram a ser uma única empresa, chamada Oath, que foi vendida para a empresa de private equity Apollo Global Management por cerca de US$ 5 bilhões (R$ 26,7 bilhões) em 2021;
- A partir daí, a AOL passou a fazer parte do grupo Yahoo.

Leia mais:
- TikTok: acordo pode ser selado na Coreia do Sul, diz Casa Branca
- Microsoft supera expectativas com crescimento recorde do Azure
- Alphabet ultrapassa US$ 100 bilhões em receita trimestral pela primeira vez
Quem é a futura dona da AOL?
A AOL pode se tornar a mais recente marca global de renome a integrar o portfólio da Bending Spoons. No mês passado, a empresa italiana anunciou um acordo definitivo para adquirir a Vimeo, cuja conclusão está prevista para o quarto trimestre de 2025, como informou o Olhar Digital.
A companhia também é proprietária da Brightcove, Evernote, komoot, Meetup, Remini, StreamYard, WeTransfer, entre outras. Os produtos da empresa já atenderam mais de um bilhão de pessoas, com mais de 300 milhões de usuários ativos mensais.

A Bending Spoons diz que “nunca vendeu uma empresa adquirida” e que trabalha para transformar negócios digitais a partir de reformulação de tecnologia, redesenho de interface, lançamento de novas funcionalidades, otimização de marketing e monetização, além de reestruturação da organização com foco em desempenho.