TikTok aposta em IA para transformar criação e edição de vídeos

Novas ferramentas com IA prometem agilizar o trabalho de criadores e oferecer ganhos maiores a quem produz conteúdo exclusivo
Leandro Costa Criscuolo30/10/2025 05h40
Logo do TikTok em um smartphone
Rede social confirmou o que usuários documentam em outras plataformas (Imagem: Viktollio/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok revelou três novos recursos durante sua Cúpula de Criadores nos Estados Unidos, em um movimento que reforça o uso da inteligência artificial na produção de conteúdo e aprimora as oportunidades de monetização na plataforma.

Entre as novidades estão uma atualização no programa de compartilhamento de receita e duas ferramentas baseadas em IA: Smart Split e AI Outline.

Recurso ideal para vídeos longos usa IA para permitir edições com mais agilidade – Imagem: TikTok

Edição automática com o Smart Split

  • O Smart Split promete simplificar a vida dos criadores que trabalham com vídeos longos. A ferramenta usa inteligência artificial para transformar automaticamente gravações extensas — como podcasts ou vídeos feitos com câmeras vestíveis — em clipes curtos e otimizados para o formato vertical.
  • O sistema identifica trechos relevantes, ajusta a duração, gera legendas e faz o reenquadramento do vídeo.
  • O recurso já está disponível globalmente por meio do TikTok Studio Web, permitindo que criadores economizem tempo no processo de edição e adaptação de conteúdo.

Leia mais:

Nova ferramenta gera esboço de vídeo para ajudar criadores de conteúdo com planejamento – Imagem: TikTok

Planejamento com IA e novos incentivos financeiros

Outra novidade é o AI Outline, projetado para ajudar criadores nas etapas iniciais de planejamento. A ferramenta gera automaticamente um esboço de vídeo — incluindo títulos, hashtags, ganchos e ideias de roteiro — a partir de um tema ou sugestão.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários maiores de 18 anos nos EUA, Canadá e em alguns mercados selecionados.

Além disso, o TikTok aumentará a participação na receita de criadores que atendam a critérios específicos: quem tiver ao menos 10 mil seguidores, 100 mil visualizações mensais e publicar vídeos exclusivos para assinantes poderá elevar sua fatia de 70% para até 90%.

Logo do app do TikTok
Plataforma amplia recursos de automação e ajusta modelo de receita para premiar engajamento e exclusividade – Imagem: Herman Vlad/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: