Cacau pode neutralizar efeitos do sedentarismo, revela estudo

Pesquisadores identificam que os flavonoides do cacau podem impedir redução do fluxo sanguíneo mesmo após horas sentado
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 30/10/2025 05h30
chocolate
Imagem: New Africa/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriram que os flavonoides presentes no cacau podem bloquear os efeitos negativos do sedentarismo sobre os vasos sanguíneos.

O achado, publicado no Journal of Physiology, é o primeiro a demonstrar que o composto tem ação protetora mesmo em pessoas com diferentes níveis de condicionamento físico.

Antídoto para ficar muito tempo sentado pode estar no seu chocolate (Imagem: InspireNest / Shuttesrtock)

Estudos anteriores já mostraram que longos períodos sentado elevam o risco de obesidade, diabetes e perda de massa muscular. Isso ocorre porque a posição reduz o fluxo sanguíneo e pode comprometer a função vascular, aumentando as chances de doenças cardíacas.

Leia mais:

Flavonoides em ação

  • No novo experimento, 40 homens saudáveis, de 18 a 45 anos, permaneceram sentados por duas horas após ingerirem uma bebida de cacau rica ou pobre em flavonoides.
  • Aqueles que consumiram a versão rica (com 695 mg por dose) mantiveram a função vascular normal, enquanto os que tomaram a bebida com baixo teor apresentaram redução no fluxo sanguíneo e aumento da pressão arterial diastólica.
  • “Mesmo indivíduos altamente condicionados sofreram piora na função vascular quando ingeriram cacau pobre em flavonoides”, explica o pesquisador Sam Lucas.
Flavonoides do cacau impedem perda de função vascular, revela pesquisa (Imagem: SALMONNEGRO-STOCK / Shutterstock)

Alternativas saudáveis

Os cientistas destacam que outras fontes naturais do composto incluem maçãs, frutas vermelhas, nozes, chá-verde e vinho tinto.

Segundo a coautora Catarina Rendeiro, combinar alimentos ricos em flavonoides com pausas curtas durante o dia pode ajudar a preservar a saúde vascular em um estilo de vida cada vez mais sedentário.

maçã
Maçãs e frutas vermelhas também são opções com flavonoides que podem trazer os mesmos benefícios – Imagem: Sabbir Media/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.