Siga o Olhar Digital no Google Discover
Pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriram que os flavonoides presentes no cacau podem bloquear os efeitos negativos do sedentarismo sobre os vasos sanguíneos.
O achado, publicado no Journal of Physiology, é o primeiro a demonstrar que o composto tem ação protetora mesmo em pessoas com diferentes níveis de condicionamento físico.

Estudos anteriores já mostraram que longos períodos sentado elevam o risco de obesidade, diabetes e perda de massa muscular. Isso ocorre porque a posição reduz o fluxo sanguíneo e pode comprometer a função vascular, aumentando as chances de doenças cardíacas.
Leia mais:
- Brasil está prestes a ganhar a maior fazenda de cacau do mundo
- Ingrediente secreto: há um jeito de deixar o chocolate mais saudável
- Estudo sugere que café, vinho e chocolate protegem a saúde
Flavonoides em ação
- No novo experimento, 40 homens saudáveis, de 18 a 45 anos, permaneceram sentados por duas horas após ingerirem uma bebida de cacau rica ou pobre em flavonoides.
- Aqueles que consumiram a versão rica (com 695 mg por dose) mantiveram a função vascular normal, enquanto os que tomaram a bebida com baixo teor apresentaram redução no fluxo sanguíneo e aumento da pressão arterial diastólica.
- “Mesmo indivíduos altamente condicionados sofreram piora na função vascular quando ingeriram cacau pobre em flavonoides”, explica o pesquisador Sam Lucas.

Alternativas saudáveis
Os cientistas destacam que outras fontes naturais do composto incluem maçãs, frutas vermelhas, nozes, chá-verde e vinho tinto.
Segundo a coautora Catarina Rendeiro, combinar alimentos ricos em flavonoides com pausas curtas durante o dia pode ajudar a preservar a saúde vascular em um estilo de vida cada vez mais sedentário.
