A Canva anunciou nesta quinta-feira (30) uma nova fase em sua plataforma de design.
A empresa australiana lançou seu primeiro modelo de IA proprietário, capaz de compreender camadas e formatos editáveis, e revelou uma série de atualizações em seus produtos e recursos inteligentes – incluindo melhorias no assistente de IA e na criação de widgets para planilhas.

Novo modelo gera designs dinâmicos e editáveis
- Diferente das IAs visuais convencionais, que produzem apenas imagens estáticas, o modelo da Canva gera projetos com objetos e elementos ajustáveis, prontos para edição.
- Segundo a empresa, ele pode ser usado em diversos formatos: de posts para redes sociais a apresentações e sites.
- “O que os usuários realmente querem é poder transformar uma ideia inicial e continuar iterando por conta própria”, explicou Robert Kawalsky, chefe global de produto da Canva.
Leia mais:
- Canva no ChatGPT! IA criará peças de design gráfico
- Tome cuidado com essas 5 coisas ao usar o Canva
- Como usar o Canva: aprenda a usar designs prontos, filtros e editar fotos

Expansão do ecossistema e integração com IA
O assistente Canva AI, lançado no início do ano, agora está presente em todas as telas e pode ser mencionado em comentários colaborativos, sugerindo textos, imagens e até objetos 3D. A IA também aprende estilos artísticos de designs existentes para replicá-los em novos projetos.
Entre outras novidades, o Canva conectou suas ferramentas de planilhas e miniaplicativos, permitindo a criação de widgets interativos com base em dados. A empresa também apresentou o Canva Grow, uma nova plataforma de marketing com IA que cria e publica anúncios diretamente em redes como o Meta.
Com o objetivo de competir com a Adobe, a empresa anunciou ainda que a ferramenta profissional Affinity (adquirida em 2024) passa a ser gratuita e totalmente integrada ao ecossistema Canva, unificando recursos de vetores, pixels e layout em uma única interface.

 
				 
 
				 
					