Canva lança modelo próprio de design com IA

Novo sistema cria projetos com camadas editáveis e amplia integração com ferramentas profissionais como o Affinity
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 30/10/2025 20h19
canva
Imagem: Canva
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Canva anunciou nesta quinta-feira (30) uma nova fase em sua plataforma de design.

A empresa australiana lançou seu primeiro modelo de IA proprietário, capaz de compreender camadas e formatos editáveis, e revelou uma série de atualizações em seus produtos e recursos inteligentes – incluindo melhorias no assistente de IA e na criação de widgets para planilhas.

Ferramenta entende diferentes formatos, gera objetos 3D e promete acelerar o trabalho de criadores e equipes de marketing – Imagem: Canva

Novo modelo gera designs dinâmicos e editáveis

  • Diferente das IAs visuais convencionais, que produzem apenas imagens estáticas, o modelo da Canva gera projetos com objetos e elementos ajustáveis, prontos para edição.
  • Segundo a empresa, ele pode ser usado em diversos formatos: de posts para redes sociais a apresentações e sites.
  • “O que os usuários realmente querem é poder transformar uma ideia inicial e continuar iterando por conta própria”, explicou Robert Kawalsky, chefe global de produto da Canva.

Leia mais:

Canva une IA, planilhas e automação em um único ecossistema – Imagem: Canva

Expansão do ecossistema e integração com IA

O assistente Canva AI, lançado no início do ano, agora está presente em todas as telas e pode ser mencionado em comentários colaborativos, sugerindo textos, imagens e até objetos 3D. A IA também aprende estilos artísticos de designs existentes para replicá-los em novos projetos.

Entre outras novidades, o Canva conectou suas ferramentas de planilhas e miniaplicativos, permitindo a criação de widgets interativos com base em dados. A empresa também apresentou o Canva Grow, uma nova plataforma de marketing com IA que cria e publica anúncios diretamente em redes como o Meta.

Com o objetivo de competir com a Adobe, a empresa anunciou ainda que a ferramenta profissional Affinity (adquirida em 2024) passa a ser gratuita e totalmente integrada ao ecossistema Canva, unificando recursos de vetores, pixels e layout em uma única interface.

Canva aposta em IA generativa para criar designs inteligentes e dinâmicos – Imagem: Canva
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.