Avião cargueiro da UPS cai em aeroporto dos EUA; três morrem

Aeronave havia acabado de decolar com destino a Honolulu, no Havaí
Rodrigo Mozelli04/11/2025 21h22, atualizada em 04/11/2025 22h12
Fumaça no local da queda do avião
Acidente aconteceu no Kentucky (Imagem: Reprodução/WUSA)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um avião de carga de grande porte caiu nesta terça-feira (4) no aeroporto Muhammad Ali, na cidade de Louisville, no Estado do Kentucky (EUA).

De acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), a aeronave, um McDonnell Douglas MD-11 da UPS, havia acabado de decolar com destino a Honolulu, no Havaí (EUA). Três pessoas estavam a bordo e acabaram falecendo. Outras 11 ficaram feridas.

Avião modelo McDonnell Douglas MD-11 da FedEX
Exemplo de um McDonnell Douglas MD-11 (Imagem: viper-zero/Shutterstock)

O acidente ocorreu pouco depois da decolagem e provocou um incêndio de grandes proporções, alimentado pelo combustível a bordo. Imagens mostram chamas na asa esquerda da aeronave e uma trilha de fumaça no percurso inicial. Contudo, ela pouco saiu do solo, voltou ao chão e explodiu.

Uma extensa coluna de fumaça podia ser vista a quilômetros de distância na cidade. O fogo se espalhou ao longo de uma faixa de centenas de metros nas imediações do aeroporto.

O governador do Kentucky, Andy Beshear, disse que a quantidade de mortos deve aumentar e que duas pessoas estão desaparecidas.

Caminhão de entregas da UPS
UPS é uma das maiores empresas de logística do mundo (Imagem: William Barton/Shutterstock)

Leia mais:

Como era a aeronave acidentada

  • O avião fazia parte da frota da UPS, uma das maiores empresas de logística do mundo;
  • O aeroporto Muhammad Ali abriga o Worldport, centro global das operações aéreas de carga da companhia e a maior instalação de triagem de encomendas da UPS em todo o mundo;
  • Por transportarem mais peso do que os aviões de passageiros, aeronaves cargueiras costumam levar maiores quantidades de combustível, especialmente em voos de longa distância, como o trajeto entre Louisville e Honolulu;
  • Segundo especialistas (repercutidos pelo g1), esse fator pode explicar a intensidade das chamas após a queda do MD-11.

Placa do Aeroporto Muhammad Ali
Aeroporto Muhammad Ali brga o Worldport (Imagem: Mason Brighton/Shutterstock)

As autoridades locais de Louisville pediram que a população evite circular em um raio de 7,5 quilômetros ao redor do aeroporto, enquanto equipes de emergência trabalham no combate ao incêndio e nas buscas na área atingida.

Avião supera ônibus como segundo meio mais utilizado em viagens no Brasil

O comportamento dos brasileiros na hora de viajar está mudando. É o que revela uma edição especial sobre turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento apontou que, pela primeira vez, o avião superou o ônibus como segundo meio mais utilizado em viagens no Brasil. A liderança continua sendo do carro, utilizado por mais da metade da população nos deslocamentos.

Brasileiros realizaram mais de 20 milhões de viagens no ano passado

  • De acordo com a pesquisa, em 2024, 12,3% das viagens de passeio foram feitas com companhias aéreas.
  • O número supera os 12% de deslocamentos feitos a partir de ônibus. 
  • Já o carro continua sendo o meio mais comum, com 52,3%.
  • Foram levadas em conta pelo IBGE informações de pessoas que realizaram viagens três meses antes da entrevista.
  • O trabalho revelou que, no ano passado, os brasileiros realizaram 20,6 milhões de viagens, sendo 17,6 milhões pessoais e três milhões profissionais.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.