8 jogos com os melhores gráficos estilo cel-shading

O cel-shading é uma técnica que faz os jogos parecerem animações desenhadas à mão. Selecionamos 8 títulos que usam esse estilo
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Layse Ventura 16/11/2025 22h20
No More Heroes, Wind Waker e Okami
No More Heroes, Wind Waker e Okami (reprodução/divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Se você costuma jogar muitos jogos, certamente já deve ter se deparado com alguns títulos que apresentam um visual que lembra desenhos animados ou quadrinhos. Mas você sabe qual é essa técnica? 

Essa aparência é obtida por meio do cel-shading, uma técnica que transforma gráficos 3D em imagens estilizadas, com cores marcantes e contornos bem definidos.

Pensando nisso, a seguir listamos 8 jogos que se destacam pelos seus gráficos em cel-shading que apresentam um estilo visual único.

The Legend of Zelda: The Wind Waker

The Legend of Zelda: The Wind Waker
The Legend of Zelda: The Wind Waker / Crédito: Nintendo (divulgação)
  • Plataformas: GameCube, Wii U e Nintendo Switch 2.

Um dos jogos mais aclamados da franquia, “The Legend of Zelda: The Wind Waker se destaca dos seus antecessores 3D justamente pelo visual cel-shaded, que lhe dá o aspecto de desenho animado.

O jogo é um action-adventure em que o jogador controla Link em uma jornada para derrotar Ganon e salvar sua irmã. A história se passa em um vasto oceano cheio de ilhas, séculos após a Hyrule original ter sido submersa.

O jogador explora o mundo navegando de ilha em ilha com o barco King of Red Lions, usando o vento controlado por uma varinha mágica. A gameplay combina exploração de ilhas, resolução de quebra-cabeças em dungeons e combate com espada, escudo e outros itens.

Ōkami

Ōkami HD /
Ōkami HD / Crédito: Capcom (divulgação)
  • Plataformas: PC, PlayStation 2, Wii, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

O aclamado “Ōkami apresenta gráficos cel-shaded inspirados na arte japonesa tradicional. O estilo do game combina pinturas em aquarela e xilogravuras coloridas, transformando seu mundo em uma obra de arte viva.

O jogador controla Amaterasu, a deusa do sol reencarnada como um lobo branco, que chega a um Japão amaldiçoado por demônios e deve restaurar a vida e a ordem no país. O game mescla elementos de ação, plataforma e quebra-cabeça.

Viewtiful Joe

Viewtiful Joe /
Viewtiful Joe / Crédito: Capcom (divulgação)
  • Plataforma: GameCube e PlayStation 2.

O estiloso “Viewtiful Joe” é um típico beat ’em up de rolagem lateral 2D, mas seus visuais 3D cel-shaded conferem muita personalidade ao jogo. A trama acompanha Joe, que precisa resgatar sua namorada depois que ela é sequestrada de dentro de um filme de herói que eles estavam assistindo.

A partir desse momento, Joe se torna um herói dentro do filme, e o gameplay gira em torno da mecânica VFX Power, que simula efeitos de câmera. 

Essa mecânica permite deixar os inimigos mais lentos, acelerar os próprios ataques criando múltiplas imagens e gerar close-ups que aumentam seus golpes e paralisam inimigos próximos.

Killer7

Killer7
Killer7 / Crédito: Capcom (divulgação)
  • Plataformas: PC, GameCube e PlayStation 2.

O cult “Killer7 tem forte influência do filme noir e apresenta gráficos cel-shaded com um estilo sombrio. O gameplay mistura combates em primeira pessoa com exploração em terceira pessoa em caminhos pré-definidos.

O jogador controla sete assassinos, que são diferentes personalidades de um mesmo homem. Cada personalidade possui habilidades únicas, e o progresso depende de alternar entre elas e resolver quebra-cabeças.

A trama é complexa e gira em torno de conspirações governamentais, enquanto os assassinos enfrentam terroristas conhecidos como Heaven Smiles.

Leia mais

Persona 5

Persona 5 Royal
Persona 5 Royal / Crédito: ATLUS, SEGA (divulgação)
  • Plataformas: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

Com gráficos cel-shaded em estilo de anime, “Persona 5” é um RPG de turno que combina elementos de simulação social.

O jogador controla Joker, um estudante que desperta uma Persona, manifestação de seu espírito, ao entrar no Metaverso, um mundo distorcido pelas corrupções da mente das pessoas.

Nesse mundo, ele e outros alunos formam os Phantom Thieves, que enfrentam os Shadows, manifestações das mentes corrompidas dos adultos. O gameplay alterna rotina escolar, exploração de dungeons e combate por turnos.

No More Heroes

No More Heroes / Crédito: GRASSHOPPER MANUFACTURE INC., XSEED Games, Marvelous USA, Inc., Marvelous Europe (divulgação)
  • Plataformas: PC, Wii e Nintendo Switch.

O hack and slash “No More Heroes” recebeu elogios pelo estilo visual cel-shading e pela jogabilidade, que combina combates intensos e exploração.

O jogador controla Travis, um otaku que, ao ganhar uma katana em um leilão, se envolve com uma organização de assassinos ranqueados e é obrigado a matá-los para se proteger.

O gameplay alterna exploração livre a pé ou com uma scooter, combates empunhando a katana, ataques físicos e movimentos de luta livre.

Dragon Ball FighterZ

Vegeta contra Goku em cena do jogo “Dragon Ball FighterZ” (2018) / Crédito: Bandai Namco Entertainment (divulgação)
  • Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Este jogo de luta baseado na série “Dragon Ball” recebeu elogios pelo seu visual cel-shaded, que se aproxima do visto no anime.

Com perspectiva de luta 2.5D, o jogador controla equipes de três personagens de forma alternada, usando ataques únicos, movimentos de assist e técnicas especiais. O modo história conecta batalhas inspiradas nos arcos de Dragon Ball.

Sly Cooper and the Thievius Raccoonus

Sly Cooper
Sly Cooper and the Thievius Raccoonus / Crédito: Sucker Punch Productions, Sony Computer Entertainment (divulgação)
  • Plataforma: PlayStation 2.

Um dos jogos de plataforma de maior destaque do PlayStation 2, “Sly Cooper and the Thievius Raccoonus” se notabilizou pelo seu visual. O game adota um estilo cel-shaded que lembra a aparência de um desenho animado.

O jogo adiciona à jogabilidade de plataforma um forte elemento de furtividade, já que o personagem jogável, o guaxinim Sly Cooper, é um ladrão de um clã que segue um código e rouba apenas de criminosos.

Na trama, Sly enfrenta uma gangue para recuperar as páginas roubadas de um livro antigo de seu clã, que reúne todas as técnicas e segredos do grupo. 


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.