WhatsApp vem ganhando cada vez mais usuários nos Estados Unidos

Apesar de ser o mais popular do mundo, o aplicativo de mensagens da Meta não é o preferido dos americanos, mas isso vem mudando
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 17/11/2025 21h56
WhatsApp
Aplicativo da Meta vem crescendo e pode fazer frente ao iMessenger, da Apple, nos EUA (Imagem: Ahyan Stock Studios / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

WhatsApp tem mais de três bilhões de usuários em todo o mundo, mas enfrenta grande dificuldade para conquistar o público americano. Isso porque a maioria das pessoas nos EUA utiliza o iPhone, celular que conta com o próprio aplicativo de mensagens para comunicação entre os usuários, o iMessage.

O WhatsApp costumava ser mais utilizado pelas pessoas quando elas precisavam falar com entes queridos no exterior ou amigos que possuem smartphones com o sistema operacional Android. Porém, isso vem mudando nos últimos anos.

Leia mais:

Já são 100 milhões de usuários mensais nos EUA

Logo do app do WhatsApp na tela de um smartphone que está em cima de um teclado de notebook
Aplicativo vem ganhando espaço divido a alguns diferenciais importantes
(Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Em 2023, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, afirmou que o WhatsApp chegou ao número de 100 milhões de usuários mensais no país, sendo que mais da metade utiliza um iPhone. 

Além disso, segundo a Appfigures, empresa que realiza o monitoramento de dados de aplicativos, o mensageiro teve picos de novos downloads em maio e julho deste ano.

O que explica o crescimento?

Uma das principais explicações é que, finalmente, após mais de 15 anos desde o seu lançamento, o WhatsApp estreou versões do aplicativo para iPad e Apple Watch em 2025. Vale destacar que a Meta ainda está no início da implementação do programa nos dispositivos da marca da maçã, então é possível que ela aprimore ainda mais o app para uma melhor experiência do usuário. 

Mulher jovem sentada em mesa de escritório com o celular aberto no WhatsApp e um cofrinho de porquinho em cima da mesa
Com funcionalidades interessantes e grande quantidade de pessoas em grupos, o app da Meta tem conquistado mais usuários. Imagem: Layse Ventura via ChatGPT / Olhar Digital

Tanto o iMessage quanto o WhatsApp têm criptografia de ponta a ponta, funcionando para o envio de arquivos multimídia e textos. A grande diferença é que o app da Apple funciona apenas para dispositivos iOS, já o WhatsApp pode ser utilizado em diferentes sistemas. 

Outro ponto importante é que o WhatsApp aparece como uma melhor opção para conversas em grandes grupos. Para se ter ideia, o app da Meta permite conversas com 1024 participantes, já o da Apple tem o limite de 32 pessoas. 

Isso pode trazer facilidade para a realização de grandes eventos, com muitos convidados, por exemplo, ou até mesmo comunidades amplas sobre algum assunto em específico, como esportes ou vagas de emprego. 

O aplicativo ainda tem como destaque o fato de otimizar as mensagens em locais com baixa conectividade e proporcionar funcionalidades como a criação de figurinhas e mensagens temporárias.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.