Bank of America afirma que IA tem gerado maior produtividade e receita para banqueiros

Instituição, que atende desde pessoas físicas a grandes corporações e governos, pretende melhorar ainda mais a qualidade de seus serviços
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 18/11/2025 06h40
Banco
Instituição financeira visa investir ainda mais em tecnologia - Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Em um comunicado emitido aos investidores, o Bank of America, um dos maiores bancos do mundo, afirmou que pretende investir US$ 4 bilhões em novos recursos tecnológicos. A instituição tem como objetivo seguir utilizando a inteligência artificial (IA) nos negócios, pois os resultados atuais são animadores.

A empresa diz que a IA, a qual já está integrada às suas linhas de negócios e outras áreas da instituição, auxilia no aumento de eficiência no atendimento ao cliente, além de ser ótima para melhorar a produtividade de seus funcionários. 

Segundo uma publicação da Reuters, Hari Gopalkrishnan, diretor de tecnologia e informação no Bank of America, afirmou, durante a conferência Reuters Momentum AI Finance em Nova York, que, com a utilização da IA, um banqueiro agora pode atender 50 clientes em vez de 15.

Leia mais:

A Inteligência Artificial está transformando o ambiente corporativo, e 62% dos executivos brasileiros já utilizam a tecnologia para aprimorar decisões e processos. (Imagem: SmileStudioAP/iStock)
A inteligência artificial tem sido fundamental em diversas áreas, como dentro das instituições financeiras
(Imagem: SmileStudioAP/iStock)

Outras atribuições da IA

De acordo com a Reuters, Gopalkrishnan também disse que o Bank of America faz uso da IA para enviar informações de mercado aos seus consultores financeiros, combinadas com informações em relação aos clientes, o que facilita o trabalho dos banqueiros para personalizar as recomendações de investimento. 

O agente de IA vem sendo utilizado há um ano e trouxe ganhos importantes de produtividade e aceleração de tarefas de rotina para a empresa, proporcionando, por exemplo, uma redução de 90% no número de testes de software.

Outro ponto destacado pelo executivo é o fato de a agente virtual do Bank of America, Erica, ter executado tarefas para clientes que, se fossem feitas por humanos, precisariam de 11.000 funcionários. Entre as ações estavam solicitações rotineiras como encomendar cheques e contestar transações. 

Banco
O banco conta com várias unidades espalhadas pelos EUA – Imagem: rblfmr/Shutterstock

A IA já alcançou três bilhões de interações desde seu lançamento

Lançada em 2018, a ferramenta foi muito utilizada pelos clientes, trazendo aplicações importantes, como ferramentas para orçamento, dados preditivos e investimentos. 

O Bank of America conta com 59 milhões de usuários digitais e mais de 7.800 patentes registradas. Em meio a essa eficiência da tecnologia, Gopalkrishnan destacou que há o objetivo de treinar os 213 mil funcionários da empresa para que eles usem melhor a IA, reduzindo tarefas do dia a dia e permitindo que foquem mais em gerar negócios.

“A requalificação, juntamente com a possibilidade de aproveitar uma gama muito mais ampla de oportunidades de receita, tem nos servido muito bem”, afirmou o executivo.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.