5 tecnologias para economizar energia em casa

Novas tecnologias domésticas podem ajudar na redução do consumo de energia elétrica e a economizar na sua conta de luz; veja quais
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Wagner Edwards 20/11/2025 05h20
Conceito de casa inteligente
Conceito de casa inteligente/ PrasitRodphan (shutterstock/reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Muitas vezes, o desperdício de energia só se torna evidente quando chega a conta de luz. Aparelhos em standby e lâmpadas acesas sem necessidade, por exemplo, podem aumentar o consumo de forma silenciosa.

Felizmente, há tecnologias que permitem o controle desse gasto sem grandes mudanças na rotina. A seguir, apresentamos cinco soluções que tornam a economia de energia prática e inteligente.

5 tecnologias para economizar energia em casa

Tomadas inteligentes

imagem mostra uma tomada ou plug inteligente, conectado a uma central de energia
Plug ou tomada inteligente (Reprodução: Amazon)

Alguns aparelhos continuam a consumir energia mesmo quando desligados, e as tomadas inteligentes resolvem esse problema. Caso você não saiba, elas são dispositivos que se conectam à tomada comum e permitem controlar a energia dos aparelhos ligados, interrompendo o consumo quando necessário. 

O usuário pode controlá-las remotamente pelo celular ou por assistentes de voz. As tomadas permitem ligar ou desligar aparelhos à distância, programar horários de funcionamento e acompanhar o consumo de energia em tempo real.

Essas tomadas são úteis para TVs e qualquer outro aparelho que permanece em standby. 

Lâmpadas LED

Kit 5 Lâmpadas LED Smart Neo Avant (10W, RGB, Wi-Fi)
Kit de lâmpadas LED da Smart Neo Avant (10W, RGB, Wi-Fi). Imagem: Amazon

As tradicionais lâmpadas incandescentes ou fluorescentes consomem mais energia e têm vida útil limitada. Já as de LED funcionam de maneira diferente, utilizando semicondutores para produzir luz. Isso exige menos eletricidade, gera menos calor e reduz a necessidade de trocas frequentes.

As lâmpadas de LED podem ser usadas em qualquer ambiente da casa, como salas, quartos, cozinhas ou áreas externas.

Painéis solares

Painel solar sob a luz do Sol
Bateria garante que os painéis solares permaneçam perfeitamente alinhados com o sol (Imagem: bombermoon/iStock)

Uma opção sustentável que ajuda a reduzir os gastos com energia são os painéis solares. Essa tecnologia capta a luz do sol e a transforma em eletricidade, que pode ser usada para alimentar os aparelhos da casa. E além da economia, os painéis solares são sustentáveis e ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes.

Apenas profissionais devem fazer a instalação dos painéis, pois são necessárias técnicas específicas para verificar o telhado, posicionar os painéis corretamente e conectar o sistema ao quadro elétrico. A manutenção é simples, mas precisa ser realizada periodicamente para garantir eficiência máxima. 

O número de painéis necessários depende do consumo da residência e do espaço disponível no telhado.

Leia mais:

Termostatos inteligentes

Termostato inteligente da marca Monis
Termostato inteligente da marca Moniss / Crédito: Moniss (reprodução)

Uma forma de reduzir o consumo de energia com ar-condicionado ou aquecedor é usar um termostato inteligente. Ele monitora a temperatura do ambiente, ajustando automaticamente o equipamento e ligando ou desligando quando necessário.

Um termostato inteligente aprende a rotina da casa, permite programar horários de funcionamento e mantém o ambiente confortável sem necessidade de ajustes manuais.

Sensores de presença

Sensor de presença inteligente Multilaser
Sensor de presença inteligente Multilaser / Crédito: Multilaser (reprodução)

É comum deixar luzes ou aparelhos ligados sem necessidade. Uma solução para evitar esse desperdício e reduzir a conta de luz são os sensores de presença.

Essa tecnologia detecta quando alguém entra ou sai de um ambiente e liga ou desliga as luzes automaticamente, evitando que fiquem acesas sem necessidade.

Além disso, os sensores de presença podem controlar lâmpadas, ventiladores e alarmes, sendo indicados para corredores, banheiros, garagens ou áreas de uso intermitente.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.