Os anéis de saturno vão “sumir” no céu durante o fim de semana

Alinhamento orbital entre Terra e Saturno fará com que anéis sejam vistos de perfil, reduzindo drasticamente sua visibilidade
Lucas Soares21/11/2025 12h11
Saturno-sonda-Cassini-1920x1080
Na última sexta-feira (19), astrônomos amadores registraram imagens inéditas de Saturno em oposição, o melhor momento do ano para observar um planeta. Na imagem: Saturno, em cores naturais, registrado pela sonda Cassini em 2008. (Imagem: NASA / JPL / Space Science Institute)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Observadores poderão testemunhar um evento raro nos céus neste fim de semana: os anéis de Saturno aparecerão quase invisíveis. Isso acontece por conta de um alinhamento orbital conhecido como “cruzamento do plano dos anéis”. O fenômeno ocorre quando a Terra e Saturno se posicionam de modo que os anéis são vistos exatamente de perfil.

No sábado, os anéis atingirão menos de 1% de visibilidade antes de começarem a se tornar mais aparentes novamente. A próxima oportunidade para observar um desaparecimento completo só ocorrerá em 2038. As informações são do The New York Times.

O efeito é causado pela inclinação axial de Saturno e pelo movimento orbital de ambos os planetas. Saturno leva aproximadamente 30 anos para orbitar o Sol, o que faz com que a perspectiva de seus anéis mude gradualmente quando vista da Terra.

Estes alinhamentos ocorrem em ciclos de 13 a 16 anos, mas nem sempre são visíveis. O último cruzamento completo ocorreu em março, mas não pôde ser observado porque Saturno estava muito próximo do Sol. As últimas observações bem-sucedidas deste fenômeno ocorreram em 1995 e 1996.

Representação artística das montanhas e o mar de metano na lua Titã, com vista de Saturno ao fundo. Crédito: RyanRad – Shutterstock

Visibilidade em Brasília: datas e horários

Considerando o observador em Brasília, os anéis ficarão “invisíveis” nesses dias e horários:

  • Sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23):
    Saturno estará visível no céu a partir de cerca de 19h, logo após o pôr do Sol, surgindo na direção leste-sudeste;
  • A melhor janela de observação em cada uma dessas noites vai aproximadamente das 19h até cerca de 3h30 da manhã do dia seguinte, quando o planeta começa a se pôr;
  • O momento de máximo estreitamento dos anéis ocorre no sábado (22) às 21h no horário de Brasília.

Apesar desse pico no sábado, a aparência dos anéis será muito semelhante nas três noites, já que o fenômeno é gradual.

Crédito: viktorov.pro – Shutterstock

O que será possível ver?

A olho nu, Saturno continuará surgindo como um ponto estável e amarelado no céu.
Com telescópios pequenos, porém, os anéis devem parecer uma linha extremamente fina, bem diferente da estrutura ampla normalmente observada.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.