Siga o Olhar Digital no Google Discover
A semana começa com chuva e risco de temporais em várias regiões do país. Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm áreas de instabilidade onde pode ocorrer chuva forte, vento e trovoadas, influenciadas pela umidade vinda da Amazônia e pela frente fria no oceano. No Norte, o calor e a alta umidade continuam formando pancadas de chuva ao longo desta segunda-feira (24), enquanto o interior da Bahia tem alerta para temporais, segundo a previsão do tempo.
As temperaturas caem em parte do Sul e do Sudeste, mas seguem altas no Centro-Oeste, interior do Nordeste e em todo o Norte. Algumas áreas ficam sob alerta, como o litoral de São Paulo, que pode ter rajadas de vento de até 70 km/h durante chuva forte.
Sul pode ter temporais e chuva forte
A segunda começou com chuva moderada a forte no norte, na Serra e no litoral norte do Rio Grande do Sul, enquanto outras áreas do estado têm momentos de tempo firme.

Em Santa Catarina e no Paraná, as pancadas ganham força ao longo do dia e podem evoluir para temporais com trovoadas, especialmente à tarde, com sensação térmica mais amena no leste catarinense e paranaense.
Sudeste tem risco de temporais, com litoral em situação de perigo
O avanço da umidade deixa o tempo instável desde cedo em todo o Sudeste, mas os temporais ficam mais intensos no sul e leste de São Paulo, com destaque para o litoral paulista, que entra em situação de perigo com rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h.
Há risco de temporais em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, enquanto grande parte da região fica com temperaturas mais baixas (com exceção do noroeste e oeste paulista e do Triângulo Mineiro).
Centro-Oeste segue com calor, instabilidades e risco de temporais à tarde
O calor e a umidade sustentam as instabilidades em Mato Grosso e Goiás, onde as pancadas começam cedo e podem evoluir para chuva forte e temporais, especialmente no leste de MT e em grande parte de GO.

No Mato Grosso do Sul, apenas o leste do estado recebe novas áreas de chuva, enquanto o oeste segue mais aberto; mesmo assim, o calor permanece elevado em toda a região.
Nordeste deve ter clima misto nesta semana
No Nordeste, o alerta é para a metade sul e oeste da Bahia, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais. O tempo também fica instável no Maranhão e no Piauí, enquanto a previsão para o restante da região é de tempo firme e queda de umidade, que pode ficar abaixo de 30% em trechos do sertão.
Leia mais:
- COP30 termina sem acordo sobre fim de combustíveis fósseis
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
Previsão para o Norte é de calor, bastante umidade e pancadas de chuva
Já no Norte, o calor e a alta umidade devem manter pancadas de chuva em grande parte da região, com risco de temporais em Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, oeste do Pará e Tocantins, enquanto Amapá e nordeste do Pará seguem com tempo mais firme e sensação de abafamento.
(Essa matéria usou informações da Climatempo e do Canal Rural.)