Olhar Espacial celebra bicentenário de Dom Pedro II, patrono da astronomia brasileira

No Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (28), você vai entender por que Dom Pedro II é o patrono da astronomia no Brasil
Por Flavia Correia, editado por Lucas Soares 28/11/2025 08h30
Dom-Pedro-II-patrono-da-astronomia-no-Brasil-1920x1080
Representação artística de D. Pedro II, patrono da astronomia brasileira. Créito: Imagem gerada por IA/Gemini
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Na próxima terça-feira (2), o Brasil celebra o Dia Nacional da Astronomia, oficializado há oito anos pela Lei Federal nº 13.556, de 2017. A data, no entanto, já era comemorada há muito tempo entre os astrônomos amadores, em referência ao aniversário de Dom Pedro II, considerado o patrono da Astronomia no país. Esse é o tema do Olhar Espacial desta sexta-feira (28), que recebe a analista de sistemas Alexia Lage, que se dedica há 10 anos à astronomia como astrônoma amadora e divulgadora científica.

Em 2025, a comemoração coincide com o bicentenário de nascimento do último imperador, que, além de governar o país, também se interessava por Astronomia, chegando a instalar um observatório no terraço do Paço de São Cristóvão, sua residência oficial.

Interior do Observatório Pedro II montado na Ilha de São Thomas, Ilhas Virgens, um território não incorporado dos Estados Unidos, no Caribe, para registro do trânsito de Vênus, em 1882. Crédito: Museu Histórico Nacional

Nas instalações, frequentemente, o governante recebia estudantes para sessões de observação do céu, momentos que ele aproveitava para divulgar a ciência, ensinando noções básicas da Astronomia e orientando sobre o manuseio dos instrumentos.

Dom Pedro II ajudou a popularizar a Astronomia pelo mundo

Além disso, D. Pedro II sempre comparecia aos principais eventos científicos e se correspondia com alguns dos maiores astrônomos da época, como os franceses Urbain Le Verrier, descobridor de Netuno, e Nicolas Camille Flammarion, de quem era amigo pessoal. Ambos foram uns dos principais popularizadores da Astronomia pelo mundo.

A astrônoma amadora Alexia Lage é a convidada desta sexta-feira (28) do Programa Olhar Espacial. Crédito: Arquivo pessoal

Para falar um pouco mais sobre os 200 anos de D. Pedro II e sua relação com a Astronomia, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (28) recebe a analista de sistemas Alexia Lage, que se dedica há 10 anos à Astronomia como astrônoma amadora e divulgadora científica. Ela publica artigos na coluna “Largue o cel e olhe para o céu”, do blog Sky and Observers e é cofundadora do canal AstroNEOS no YouTube, dedicado à divulgação da Astronomia com foco em asteroides e objetos próximos à Terra. Também é uma das coordenadoras do Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu (GREC), pertencente ao Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), ao qual é associada.

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn e TikTok.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.