O Dia Nacional da Astronomia é celebrado no Brasil no dia 2 de dezembro. A data é uma referência ao aniversário de Dom Pedro II, considerado o patrono da Astronomia no Brasil graças às suas inúmeras contribuições para o desenvolvimento dessa ciência no país. Mas o que pouca gente sabe é que, graças a Dom Pedro II, o Brasil teve um importante papel na determinação da distância entre a Terra e o Sol no século XIX.

Dom Pedro II foi um monarca dos mais intelectuais e eruditos da época, com especial interesse pelas ciências, principalmente a Astronomia. E compreendia a importância da Ciência para a formação de uma nação desenvolvida. Entretanto, sua visão nem sempre era compreendida por seus colegas de política. Algo que ficou muito claro na campanha para observação do Trânsito de Vênus de 1882.

publicidade
D. Pedro II retratado em 1875 por Delfim Câmara. Ao Fundo, é possível ver a cúpula do antigo Imperial Observatório, que ficava no extinto Morro do Castelo, no centro do Rio de Janeiro
D. Pedro II retratado em 1875 por Delfim Câmara. Ao Fundo, é possível ver a cúpula do antigo Imperial Observatório, que ficava no extinto Morro do Castelo, no centro do Rio de Janeiro. Fonte: Museu Histórico Nacional

Os trânsitos de Vênus ocorrem quando o planeta passa em frente ao Sol, provocando uma espécie de “mini-eclipse”. São raríssimos, não ocorrem não mais do que duas vezes a cada século. Mas haviam se tornado alvo dos astrônomos, depois que Edmund Halley propôs que seria possível calcular a distância entre a Terra e o Sol a partir da medição das durações do trânsito de Vênus visto de várias partes do Globo.

A distância entre a Terra e o Sol é uma medida fundamental para a Astronomia. É a partir dela que se calcula, por paralaxe, a distância para outras estrelas. Por isso, Pedro II queria que o Brasil tivesse uma participação de destaque naquela campanha, montando três postos de observação, em Olinda, nas Ilhas Virgens e em Punta Arenas, no Chile, para acompanhar o fenômeno juntamente com o Imperial Observatório do Rio de Janeiro.

publicidade
Interior do Observatório Pedro II montado na Ilha de São Thomas, Ilhas Virgens, para registro do trânsito de Vênus em 1882
Interior do Observatório Pedro II montado na Ilha de São Thomas, Ilhas Virgens, para registro do trânsito de Vênus em 1882. Fonte: Museu Histórico Nacional

Só que a ideia de enviar expedições ao exterior não foi muito bem recebida. Foi duramente criticada no parlamento e na imprensa nacional. Além dos elevados custos das expedições, eles pareciam não terem entendido a importância daquela campanha e acreditavam que o Brasil teria importância secundária nos resultados.

Cansado de tentar convencer os parlamentares, Dom Pedro II resolveu o impasse utilizando seu poder de Imperador. Liberou, contra tudo e contra todos, o financiamento para a campanha e, mesmo sob ferozes protestos, as expedições brasileiras partiram rumo à glória!

publicidade

Leia mais:

Mas nem tudo foi glorioso no dia 6 de dezembro de 1882, o dia do trânsito. As equipes de Olinda e das Ilhas Virgens, apesar das condições meteorológicas desfavoráveis, ainda alcançaram certo sucesso. No Rio de Janeiro, para deleite dos críticos, o tempo estava fechado e chuvoso. Agora, em Punta Arenas, a observação do Trânsito de Vênus foi o que poderíamos classificar como “um baita sucesso”!

publicidade
Charge de capa da Revista Ilustrada de 7 de dezembro de 1882 representando de forma jocosa o tempo fechado no Rio de Janeiro que impediu a visualização do trânsito de Vênus por lá
Charge de capa da Revista Ilustrada de 7 de dezembro de 1882 representando de forma jocosa o tempo fechado no Rio de Janeiro que impediu a visualização do trânsito de Vênus por lá. Fonte: Anais do Colóquio da IAU de 2004

Os resultados obtidos pelos cientistas brasileiros foram apresentados pelo próprio Imperador Dom Pedro II na Academia de Ciências de Paris. A distância entre a Terra e o Sol, determinada a partir das observações feitas pelos brasileiros, foi de 149,4 milhões de km. O valor mais preciso da época e apenas 0,1% menor que a distância considerada atualmente (149.597.870,7 km).

A campanha do Trânsito de Vênus de 1882 tornou o Brasil ainda mais respeitado e admirado por cientistas de todo o globo. E não há como negar a importância do Imperador Dom Pedro II, por sua visão de mundo e por sua determinação em investir na Ciência como forma de garantir o desenvolvimento da nação. Não à toa, Dom Pedro II é considerado o Patrono da Astronomia no Brasil, e a data de seu nascimento é celebrada como Dia Nacional da Astronomia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!