Siga o Olhar Digital no Google Discover
Um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, a chuva de meteoros Geminídeas atingiu o pico de atividade entre sábado (13) e domingo (14), madrugada que representou a melhor oportunidade para ver incríveis “estrelas cadentes”, que, nesse caso em específico, são bem brilhantes e podem ser até coloridas.
Sobre a chuva de meteoros Geminídeas:
- Também chamadas de Gemínidas, essa chuva de meteoros se dá todos os anos, entre 4 e 17 de dezembro;
- Este ano, com a Lua na fase minguante, a visualização esteve mais favorecida;
- Na noite de atividade máxima, foi possível observar acima de 70 meteoros por hora, dependendo do local do observador e das condições do céu.
Entre o fim da noite de sábado e 4h da manhã seguinte (pelo horário de Brasília), o Observatório Heller & Jung, localizado no município de Taquara (RS), capturou 767 meteoros no decorrer de seis horas, de acordo com Carlos Fernando Jung, pesquisador e responsável pelo local. Isso quer dizer que 14 câmeras registraram uma média de 127 meteoros por hora.
Na mesma ocasião, observatórios do Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria, e do Clube de Astronomia do Campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha registraram mais de 200 meteoros cruzando o céu.
Geminídeas é uma chuva de meteoros diferente
A maioria das chuvas de meteoros é gerada por detritos da passagem de cometas. No caso da Geminídeas, no entanto, ela é formada por resíduos do asteroide 3200 Faetonte – uma rocha espacial que “imita” o comportamento de um cometa.
Esse asteroide mede em torno de 5,8 km de largura e, conforme se aproxima do Sol, vai se tornando mais brilhante (de forma parecida com a que fazem cometas, que são aquecidos e ficam mais ativos e brilhantes quando perdem gases e poeira com o calor). Os cientistas creditam a “atividade cometária” de Faetonte ao sódio.
Por serem mais densas que o habitual, as pequenas rochas espaciais oriundas desse asteroide entram em nossa atmosfera de maneira muito mais lenta, gerando rastros luminosos duradouros e até bolas de fogo esverdeadas.
A chuva de meteoros Geminídeas, assim como qualquer outra, é visível a olho nu. Ela pode ser observada de qualquer lugar do Brasil. Como o próprio nome sugere, seu radiante (ponto onde os meteoros aparentam convergir) é a constelação de Gêmeos.
Leia mais:
- Vídeo mostra meteoro duplo em Porto Rico – fenômeno real ou ilusão de ótica?
- Em 2032, a Terra poderá presenciar uma chuva de meteoros sem precedentes
- O que a cor dos meteoros diz sobre eles?
Veja mais imagens da Geminídeas
Muitas pessoas registraram o fenômeno ao redor do mundo e compartilharam as imagens nas redes sociais. Vamos conferir abaixo:
Geminídeas pic.twitter.com/9UDiByTgQz
— Qualquer coisa / Anything ⚛️ (@selasqueai) December 14, 2025
Around 7:53 p.m. just now, a fireball was captured on the camera facing north in Yamakita Town, Kanagawa Prefecture!
— Lily Brown (@LilyBrown420146) December 14, 2025
Since it’s the time when people are heading home, many people from Kanto to Hokuriku have witnessed it!
The Geminid meteor shower is…pic.twitter.com/vBOAGfITOY
Geminid Meteor Shower in time-lapse.
— Bill Meier (@basicbill) December 14, 2025
The morning of December 14th, 2025 from Green Valley, Arizona.
I ran the time-lapse from about 10pm the previous evening. Not much activity until after the crescent moon rose.#azwx #GeminidMeteorShower #GoPro pic.twitter.com/pR9ktAGAbi
先ほど撮影した、ふたご座流星群の火球(明るい流れ星)です。
— KAGAYA (@KAGAYA_11949) December 14, 2025
ふたご座流星群はピークを迎えました。
(12月14日21時30分 千葉県房総半島にて撮影) pic.twitter.com/VDLKgUZ7xN
Good work on another full day today.
— Madison Lewis (@madison_le84680) December 14, 2025
For now, one shot from last night’s Geminids meteor shower
Miraculously captured in a break in the clouds
And, a time-lapse #Hokkaido #Kushiro #Geminids #IfItResonatesWithSomeoneThat‘sFine #HokkaidoTwitter…pic.twitter.com/ew8BN9V8ak
I couldn’t go far or stay out long last night, but in an incredible stroke of good luck I managed this beautiful and rare red meteor streak through my Orion composition. #geminids # meteor pic.twitter.com/08UEkXDP7x
— Paul M Smith (@PaulMSmithphoto) December 14, 2025