Corrida da IA expõe fragilidade da transição energética estadunidense

Pausa em projetos eólicos levanta temor de atrasos no fornecimento de energia limpa para data centers nos EUA
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 23/12/2025 23h34, atualizada em 23/12/2025 23h35
energia eolica
Governo alega "risco à segurança nacional"; críticos temem queda na corrida da IA e na transição energética (Imagem: Jacopo Landi/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Na última segunda-feira (22), o presidente Donald Trump suspendeu os contratos de arrendamento de cinco grandes projetos de energia eólica offshore nos Estados Unidos, citando “riscos à segurança nacional”. A decisão vai além do setor de energias renováveis e pode ter efeitos diretos sobre a expansão da infraestrutura necessária para sustentar o avanço da inteligência artificial (IA) no país, como explica uma análise do Gizmodo.

Ofertas

data center
Data centers de IA pressionam rede elétrica enquanto eólica offshore é interrompida (Imagem: Make more Aerials/Shutterstock)

Após mais de uma década de estabilidade, o consumo de energia nos EUA voltou a crescer, impulsionado principalmente pelos data centers de IA.

A demanda desse segmento deve aumentar cerca de 22% até o fim de 2025. Parte dessa expansão energética estava prevista para ser atendida por novos projetos de energia eólica offshore, agora colocados em dúvida.

Leia mais:

Energia limpa para sustentar o boom da IA

  • Os contratos suspensos envolvem projetos em Nova York, Massachusetts, Rhode Island e Virgínia, incluindo o CVOW, o maior parque eólico offshore do país, com capacidade planejada de 2,6 gigawatts.
  • Juntos, os cinco projetos poderiam gerar 5,8 gigawatts — energia suficiente para abastecer cerca de dois milhões de residências ou dezenas de grandes data centers de IA.
  • A Dominion Energy, responsável pelo CVOW, afirma que o projeto é essencial para atender à rápida expansão da demanda elétrica na Virgínia, estado que abriga a maior concentração de data centers do mundo.
  • Desde 2021, as contas de luz residenciais locais já subiram cerca de 30%, segundo dados oficiais.

Decisão sobre eólica offshore pode afetar fornecimento elétrico para data centers e competitividade tecnológica (Imagem: Ilja Enger-Tsizikov/iStock)

Segurança nacional em debate

O Departamento do Interior justificou a suspensão com base em relatórios que apontam possíveis interferências de turbinas eólicas em sistemas de radar.

Especialistas do setor, no entanto, ressaltam que os desenvolvedores já são obrigados a trabalhar com autoridades de defesa para mitigar esses riscos. A própria Dominion afirma que suas turbinas-piloto operam há cinco anos sem impactos à segurança.

Embora o governo diga que a pausa servirá para reavaliar riscos, críticos alertam que atrasar a energia eólica offshore pode comprometer tanto a transição para uma matriz mais limpa quanto a competitividade dos EUA na corrida global da IA.

Energia eólica
Projetos de energia eólica suspensos eram vistos como peça-chave para alimentar o avanço da inteligência artificial (Imagem: Eugene Suslo/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.